Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Plataforma de ensino online do MTur soma mais de 34 mil alunos

Tamanho da letra A+ A-
Tela da plataforma Brasil Braços Abertos

Com 26.784 alunos inscritos no canal Brasil Braços Abertos (BBA) e 7.576 inscrições no Canal Gestor, o Ministério do Turismo encerrou as inscrições do ano de 2018 com 34.360 alunos matriculados em todo o Brasil e mais 28 países.

Os cursos à distância são destinados aos trabalhadores que atuam em atividades turísticas ou interessados em ingressar no mercado de trabalho por meio de uma atividade da indústria do turismo, que movimenta mais de 50 segmentos da economia. O prazo para conclusão dos cursos é 17 de fevereiro de 2019.

“O Ministério do Turismo deu um importante passo para melhorar a qualidade dos serviços prestados ao turista pelo Programa de Qualificação para o Turismo. São cursos gratuitos, fáceis e acessíveis. É mais uma oportunidade para brasileiros e estrangeiros, que atuam ou pretendem trabalhar no mercado de viagens, aprimorarem os conhecimentos e o atendimento”, comenta o ministro Vinicius Lummertz.

O Sudeste, com 11.682 alunos, tem 44% do total de inscritos do BBA. A região também conta com 44% dos alunos do curso Gestor de Turismo, um total de 3.362 matriculados. O Nordeste vem em segundo lugar, com 6.687 (25%) dos alunos do BBA e 1.703 (22%) estudantes do curso de Gestor. O Sul tem 16% dos inscritos, sendo 4.206 do BBA e 1.233 do Canal Gestor. O Centro-Oeste conta com 2.155 (8%) do BBA e 710 alunos (9%) no Canal Gestor. No Norte, são 7% dos inscritos nas duas plataformas online: 1.941 no BBA e 543 no Canal Gestor.

Entre os estados, São Paulo tem o maior número de alunos do BBA: são 5.389. O Rio de Janeiro vem em seguida, com 3.707 inscrições. A Bahia, com 2.035 inscritos, ficou em terceiro lugar. Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catariana, Pernambuco, Paraná e Ceará contam com mais de mil inscritos cada um. O BBA conta, ainda, com 89 inscritos em 28 países, sendo a Argentina o país com maior número de inscritos no exterior: 29 alunos. A maioria dos inscritos no curso de Gestor de Turismo mora em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 12 países, 24 estrangeiros se inscreveram no curso de gestor.

Os conteúdos, disponibilizados em português, abordam temas como Planejamento, Legislação sobre Turismo e Contratações, Elaboração de Projetos e Programas e Ações do MTur.

O curso de Atendimento ao Turista, do canal Brasil Braços Abertos (BBA), é destinado a maiores de 15 anos com qualquer nível de escolaridade. Os módulos totalizam 80 horas-aula. O aluno pode acessar o curso por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphone, tablet, Smart TV ou computador. Ao concluir o curso, o próprio aluno emite o certificado chancelado pelo MTur e IFRJ, que vale como curso de extensão.

O curso Gestor de Turismo tem como público-alvo maiores de 18 anos, preferencialmente gestores públicos e de empreendimentos privados de qualquer atividade relacionada ao setor. O curso de 50 horas é dividido em 35 unidades e, da mesma forma que o BBA, o aluno pode acessar o conteúdo por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. O certificado vale como curso profissionalizante.

Artur Hugen, com Edição: Vanessa Sampaio/Foto: Roberto Castro/MTur

..