Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Vilmar Neckel eleito por consenso presidente da Amures

Tamanho da letra A+ A-
O prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel foi conduzido por consenso na última semana, presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures

O prefeito de Bom Retiro Vilmar Neckel foi conduzido por consenso na última semana, presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures. O prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente – Cisama e o prefeito de Rio Rufino Thiago Costa para o comando do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-Amures.

As eleições foram a portas fechadas entre os prefeitos e respeitou-se um acordo prévio de que em 2019, o prefeito Vilma Neckel estaria à frente da Amures. “Agradeço aos prefeitos pela confiança depositada a minha pessoa e penso que o importante é estarmos unidos para pleitearmos pela região e atuar forte junto ao futuro governo estadual e federal”, declarou Vilmar Neckel.

A nova diretoria executiva da Amures terá como 1° vice-presidente o prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler e 2° vice-presidente o prefeito de Capão Alto Tito Freitas. A posse festiva da Amures e dos Consórcios ficou definida para dia 17 de janeiro no Clube dos Oficiais, junto ao 1° Batalhão Ferroviário.

O atual presidente da Amures, prefeito de Urubici Antônio Zilli que permanece no cargo até final desse mês, agradeceu aos colegas prefeitos pela oportunidade após apresentação de um relatório de atividades de 2018. “Sou grato pela compreensão dos prefeitos e a colaboração dos servidores da Amures. Ao cumprir mais este acordo mostramos que a prioridade é a região e temos de construir um diálogo com o novo governo do Estado para ajudar mais nossa região”, declarou Zilli.

Da mesma forma, a prefeita de Palmeira Fernanda Córdova agradeceu o apoio que teve na condução do Consórcio de Saúde, por dois mandatos consecutivos e se colocou à disposição para ajudar as novas diretorias. O prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, se despediu do Cisama com o sentimento de dever cumprido e disse que permanece a disposição para ajudar os demais colegas prefeitos.

Municípios aderem ao Reurb

Durante a reunião dos prefeitos foi apresentada uma proposta de Contrato de Programa de Licitação Compartilhada pelo diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Catarinense – CIMCatarina, Elói Rönnau, que falou das economias que podem obter os municípios nas compras compartilhadas.

O consórcio opera através da formulação de projetos estruturantes e visa o fortalecimento de ações compartilhadas nos municípios. Também foi assinado por doze prefeitos, os termos de adesão ao Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana – Reurb.

O Secretário Executivo de Habitação e Regularização Fundiária de Santa Catarina, Amarildo Gaio, falou da importância do programa e sua finalidade de incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.

Os municípios que assinaram adesão ao programa foram: Urubici, Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Urupema, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Palmeira, Ponte Alta, São Joaquim, Painel e Bocaina do Sul.

Diretoria da Amures

Presidente: Vilmar Neckel – Prefeito de Bom Retiro

1° Vice-presidente: Luiz Carlos Schmuler – Prefeito de Bocaina do Sul

2° Vice-presidente: Tito Pereira Freitas – Prefeito de Capão Alto

Conselho Fiscal

Antônio Ceron – Prefeito de Lages

Celso Rogério Alves Ribeiro – Prefeito de Bom Retiro

Ademilson Conrado – Prefeito de Cerro Negro

Suplentes

Giovani Nunes – Prefeito de São Joaquim

Flávio Antônio Neto da Silva – Prefeito de Painel

Luiz Paulo Faias – Prefeito de Ponte Alta

Diretoria Cisama

Presidente: Evandro Frigo Pereira – Prefeito de Urupema

1° Vice-presidente: Thiago Costa – Prefeito de Rio Rufino

2° Vice-presidente: José Tadeu Martins de Oliveira – Prefeito de Campo Belo do Sul

Conselho fiscal

Celso Rogério Alves Ribeiro – Prefeito de Bom Retiro

Serginho Rodrigues de Oliveira – Bom Jardim da Serra

Suplentes

Aires Tadeu Ramos Furtado – Prefeito de Anita Garibaldi

Luiz Carlos Schmuler – Prefeito de Bocaina do Sul

Diretoria CIS-Amures

Presidente: Thiago Costa – Prefeito de Rio Rufino

1° Vice-presidente: Giovani Nunes – São Joaquim

2° Vice-presidente: Fernanda de Souza Córdova

Conselho Fiscal

Antônio Zilli – Prefeito de Urubici

Evandro Frigo Pereira – Prefeito de Urupema

Ademilson Conrado – Prefeito de Cerro Negro

Suplentes

Luiz Carlos Schmuler – Prefeito de Bocaina do Sul

Flávio Antônio Neto da Silva – Prefeito de Painel

Luiz Paulo Farias – Prefeito de Ponte Alta

Artur Hugen, com Onéris Lopes/AI AMURES/Fotos: Divulgação