Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

São Joaquim e a comunicação Online

Tamanho da letra A+ A-
Artur Hugen, completa em 2019, 50 anos de jornalismo, experiente em todas as plataformas de comunicação social

Por Artur Hugen

Fui um dos primeiros redatores de notícias da Rádio Difusora São Joaquim Ltda. Comecei em 1º de junho de 1969. Mais tarde, apresentador do ‘Formula Som’, um programa na Difusora, aos domingos, das 13 às 22hrs.

Morei em Gramado 30 anos de 1977 a 2007 e durante este período, participei de centenas de eventos divulgando o turismo de Gramado, Brasil afora. Colaborei no Jornal Panorama e na implantação do Jornal de Gramado e da Rádio Excelsior. Mais tarde também tive um programa, ‘Repórter de Turismo’ na Rádio Clube de Canela, que recebeu o reconhecimento da Embratur. Elaborei guias e roteiros turísticos interligando regiões.

Hoje estou em Brasília, desde 2007, trabalhando em assessoria de imprensa direta na CDR- Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado; com os senadores Neuto de Conto; Raimundo Colombo; Sérgio Zambiazi; Luiz Henrique da Silveira, com quem muito apreendi e atualmente estou na Assessoria do senador Benedito de Lira, líder do PP no Senado. me manifesto junto aos parlamentares por apoio a Rota Caminhos da Neve, entre outros temas relevantes  para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outras atividades.  Também sou editor do site www.bancadasulista.com Nosso foco é Política, Agronegócios; Agricultura Familiar; Turismo; Infraestrutura e Sustentabilidade.

E, São Joaquim, minha terra querida continua cada vez mais vocacionada para o desenvolvimento do turismo mobilizando 56 atividades afins. Agora neste artigo meu objetivo é falar da comunicação Online, das redes sociais e do site do Mychell Legnaghi, talvez o maior facilitador na produção de notícias que divulgam a Serra Catarinense, especialmente nos espaços que a rede Globo abre. Só em 2018 foram mais de 100 vezes.

Como a divulgação de São Joaquim é do interesse de todos é importante lembrar que o site www.saojoaquimonline.com.br é a base de divulgação da região para o mundo. Também é preciso dizer que os empresários devem colaborar financeiramente para que continuenos na mídia.

 

A gente sabe que é preciso recursos e, em São Joaquim não é diferente. O empresário mantém sua publicidade nas rádios locais para informar o ouvinte, ou seja, o comprador dos seus produtos ou serviços.

Em um site os valores dos investimentos são bastante atraentes; a divulgação é através de baners ou links, pagos por diárias ou número de visualizações. Nesse caso, é fundamental que lideranças políticas, entidades e empresários, apoiarem e manterem São Joaquim na mídia de Internet e nacionalmente.

É claro que todos lucram com os fluxos turísticos, induzidos por essa divulgação. É bom lembrar também que os veículos Online têm maior alcance e custos operacionais moderados. No entanto, é preciso dinheiro para renovação de equipamentos, produção de textos, fotos, vídeos, áudios e pessoal qualificado para operar tais ferramentas.

Portanto, fica o pedido para que haja união no sentido da divulgação de São Joaquim, que já conquista minutos valiosos em vários veículos de comunicação do país. Quem é a ponte? A ponte é o Mychell e o São Joaquim Online. É fácil entender que ‘uma andorinha só não faz verão...’ , mas ele está fazendo. Até quando? Sem apoio? 

Aqui do meu canto, apenas lembro, mais uma vez, que é necessário apoio financeiro para divulgação e o sucesso ainda maior no desenvolvimento da indústria do turismo em São Joaquim.

Até a próxima!