Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Luzes de Natal

Tamanho da letra A+ A-
Luzes de Natal em Brasília

Desfiles artísticos, decorações temáticas, shows e árvores gigantes estão entre as atrações que acompanham o acender das luzes de Natal em destinos turísticos de todo o Brasil. Comemorar a data em cidades que se vestem de luz pode oferecer uma completa experiência de imersão na magia natalina.

Somente em dezembro, o Calendário de Eventos do Ministério do Turismo conta com mais de 50 eventos relacionados ao Natal. Segundo o coordenador-geral de produtos turísticos do Ministério do Turismo, Cristiano Borges, "o calendário é uma ferramenta gratuita que cadastra e exibe eventos de interesse turístico, auxiliando os visitantes na busca por atividades a fazer no destino visitado. Além de ajudar o destino a se promover, auxilia o turista no planejamento da viagem para aproveitar o melhor dos destinos em cada época do ano”.

É o caso de Brasília, que celebra a festa com uma iluminação moderna e inovadora. O tema Natal Cidade Design abrange oito dos principais pontos turísticos com projeções mapeadas, que lembram a arte do escultor Athos Bulcão. Além das tradicionais luzes da Esplanada dos Ministérios, prédios como a Biblioteca Nacional, o Teatro Nacional e o Palácio do Itamaraty recebem interações de vídeos 2D e 3D. As projeções mapeadas duram 10 minutos e ocorrem a cada meia hora, sempre das 19h às 23h. Um motivo a mais para o turista conhecer o modernismo da capital federal também à noite.

O Natal Luz de Gramado (RS) reúne mais de 500 eventos em sua 33ª edição. A cerimônia de acendimento das luzes do Natal vira atração diária para os turistas, seguida por desfiles, apresentações musicais e teatrais e paradas culturais. O Sonho de Natal, na vizinha Canela, completa o destino de Natal mais desejado e iluminado do Brasil.

Luzes, enfeites e eventos gratuitos marcam as comemorações de Natal no Triângulo Mineiro. Uberaba e Araxá estão entre os destinos mais festejados do Natal na região. Um dos destaques é o Natal no Parque da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, em Uberaba, com cerca de um milhão de lâmpadas. Já Araxá, conhecida pelas águas termais, conta com a Vila Noel – o presépio gigante fica na praça Governador Valadares.

Em Santa Catarina, parques, praças, monumentos e avenidas da capital, Florianópolis, ganham as cores do Natal. Em Blumenau, a Vila Germânica – conhecida pela realização de grandes eventos como a Oktoberfest –, é ocupada, nesta época do ano, pela celebração Magia de Natal, com atrações típicas da colonização alemã.

Em São Paulo, as opções para festejar o Natal vão da capital ao interior. Em Socorro, o Natal dos Sonhos harmoniza a atmosfera da festa com uma decoração feita de materiais recicláveis. Na cidade serrana de Campos do Jordão, além da iluminação especial, atrações musicais movimentam o destino. Itu, a ‘cidade dos exageros’, ergue uma árvore gigante com mais de 80 metros. E na capital, a Avenida Paulista, a árvore de Natal do Parque Ibirapuera e os shoppings decorados estão entre as atrações mais visitadas.

No estado do Paraná, a capital, Curitiba, fica ainda mais atrativa com a decoração do Natal Luz dos Pinhais. São presépios, guirlandas, luzes e prédios totalmente iluminados. A principal atração, no centro histórico, é a apresentação do coral de crianças nas janelas do Palácio Avenida.

Em Itatiaia, interior do estado do Rio, o bairro de Penedo, única colônia finlandesa do Brasil, tem um atrativo ímpar: a casa do Papai Noel. Há quem diga que o ilustre “morador” pode ser visto, nessa época, em um refrescante banho de cachoeira no pé do Parque Nacional de Itatiaia. Na capital, Rio de Janeiro, a Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas é o principal símbolo de Natal.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, os turistas dividem-se entre as praias de águas mornas, passeios nas dunas e noites festivas. Na cidade que nasceu no dia de Natal, um dos locais mais visitados é a Praça de Mirassol, com uma árvore com mais de 100 metros de altura. Nos arredores, turistas podem curtir a feira de artesanato, com várias lembrancinhas especiais para a época.

Artur Hugen, com Geraldo Gurgel/Edição: Vanessa Sampaio/ Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília