Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Bolsonaro reúne ministros e diz que seu governo mudará o país de direção...

Tamanho da letra A+ A-
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, fez reunião ministerial em Brasília

Reunido com os 22 ministros escolhidos para compor seu governo nesta semana, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), usou o Twitter para anunciar a intenção de mudar "a direção que governos anteriores colocaram o Brasil".

"Em Brasília, onde passamos o dia com futuros ministros, recebendo informações e estabelecendo metas iniciais para que comecemos agindo de forma efetiva no dia primeiro de janeiro de 2019. Não há dúvidas que mudaremos a direção que governos anteriores colocaram o Brasil!", escreveu Bolsonaro.

O primeiro encontro do presidente eleito com toda a equipe ministerial ocorreu a 12 dias da posse, na Granja do Torto, em Brasília. O local é uma das residências oficiais da Presidência da República, e tem sido utilizado por Bolsonaro e sua família há quase um mês. Quando tomar posse, ele vai se mudar para o Palácio da Alvorada, também na capital federal.

Os futuros ministros chegaram de carro na Granja do Torto no horário marcado para o início da reunião. O objetivo da reunião foi que cada um dos futuros ministros apresente dados sobre as áreas de atuação de suas respectivas pastas ao longo do processo de transição, sediado no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em Brasília.

Os integrantes do primeiro escalão do governo Bolsonaro também foram orientados a estabelecer metas iniciais e propor as primeiras medidas que querem implementar quando assumirem. Na sala em que aconteceu a reunião, Bolsonaro está sentado entre o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), coordenador do governo de transição, e o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão (PRTB).

 Os futuros ministros estão posicionados em mesas dispostas em formato de 'U', diante de um projetor que exibe apresentações em um telão. Bolsonaro não falou com a imprensa após o encontro, que se estendeu até as 16h. Ele retornou ao Rio no mesmo dia.

Veja quem serão os 22 ministros de Bolsonaro, por pasta: Casa Civil - Onyx Lorenzoni; Economia - Paulo Guedes; Justiça e Segurança Pública - Sergio Moro; Gabinete de Segurança Institucional - General Augusto Heleno; Defesa - General Fernando Azevedo e Silva; Saúde - Luiz Henrique Mandetta; Educação - Ricardo Velez Rodriguez; Ciência e Tecnologia - Marcos Pontes; Mulher Família e Direitos Humanos - Damares Alves; Secretaria de Governo - General Carlos Alberto dos Santos Cruz; Secretaria-Geral da Presidência - Gustavo Bebianno; Turismo - Marcelo Álvaro Antônio; Relações Exteriores - Ernesto Araújo; Agricultura - Tereza Cristina; Minas e Energia - Bento Costa Lima; Infraestrutura - Tarcísio Gomes de Freitas; Cidadania - Osmar Terra; Meio Ambiente - Ricardo Salles; Desenvolvimento Regional - Gustavo Canuto; Transparência e CGU (Controladoria-Geral da União) - Wagner Rosário; Banco Central; - Roberto Campos Neto; Advocacia-Geral da União - André Luiz de Almeida Mendonça.

Artur Hugen, com Notícias Uol/Foto: Rafael Carvalho/Divulgação/Governo de Transição