Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Revista Ferroviária Novembro/Dezembro está no ar

Tamanho da letra A+ A-
Experiências internacionais, novos projetos em discussão no país e os modelos inéditos (e tecnológicos) de VLT desenvolvidos pela indústria

A edição novembro/dezembro está disponível no site para os assinantes da RF. A matéria de capa é um especial sobre VLT e os impactos no desenvolvimento urbano de cidades que apostam no modal.

Atualmente, esses veículos circulam em um total de 223 km entre linhas novas e já existentes nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Experiências internacionais, novos projetos em discussão no país e os modelos inéditos (e tecnológicos) de VLT desenvolvidos pela indústria.

A entrevista é com o líder do Programa de Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial para o Brasil, Paul Procce, que fala sobre os financiamentos da instituição na área de mobilidade urbana. Desde 2000 o Banco Mundial investiu US$ 3,3 bilhões em projetos metroferroviários no Brasil.

A edição também traz uma reportagem sobre as iniciativas adotadas pelas ferrovias de carga para reduzir os custos com combustível. O diesel que alimenta as locomotivas, em geral, reponde por cerca de um terço dos gastos das operadoras.

A volta do debate sobre eletrificação de ferrovias de carga também é tema de reportagem. A Siemens vem reforçando no setor o discurso de que é preciso avaliar as potencialidades de ferrovias eletrificadas. A tração elétrica nas ferrovias brasileiras surgiu como uma alternativa à energia gerada pelo vapor, no final do século XIX. A partir da década de 1950, no entanto, as redes aéreas passaram a ser renegadas devido, entre outros fatores, ao avanço da tecnologia de tração a diesel.

A última RF do ano também publica uma matéria sobre a expansão do programa Fast Track, um projeto da VLI para a manutenção de vagões fora das oficinas. O estudo de mercado é um levantamento dos projetos e estudos metroferroviários desenvolvidos pelas consultoras no Brasil. Suprimentos traz as últimas novidades no mercado de balanças ferroviárias. O tema da Nota Técnica é "Solução de um terminal ferroviário de carga - Terminal Paranaguá". O artigo é de autoria de Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró-Logístico de Mato Grosso. A foto do mês é do trem modelo Coradia iLint, da Alstom, movido a células de hidrogênio.

Artur Hugen, com Revista Ferroviária/Fotos: Divulgação