Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Jovens do meio rural e pesqueiro são qualificados para produzir e organizar atividade

Tamanho da letra A+ A-
Formatura de turma em Itajaí, neste mês

Neste mês, em Itajaí aconteceu a formatura de uma turma de jovens que participa do projeto “Capacitação e Ater Continuada para jovens do Meio Rural e Pesqueiro de Santa Catarina”.

O projeto tem foco na produção, organização e protagonismo e tem como beneficiários diretos 300 jovens. É executado em 11 Centros de Treinamento da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) com cursos de 220 horas.

Na Apresentação dos Projetos e Solenidade de Formatura da turma de Jovens do Mar, foram apresentados quatorze projetos voltados para modernização das embarcações a fim de aumentar a produtividade e competitividade, inovação tecnológica, melhoria da renda dos pescadores, aumento da segurança, humanização do trabalho, agregação de valor de produtos da pesca artesanal e turismo de pesca.

O valor total dos projetos apresentados é de R$ R$ 453 mil. Aproximadamente cem pessoas, entre formandos, familiares, técnicos e representantes de instituições parceira participaram da solenidade

Concluída essa etapa, no início de 2019, os jovens apresentarão os projetos à Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina a fim de obter recursos financeiros para viabilizar os projetos que idealizaram. Todo o processo terá o acompanhamento técnico da Epagri.

Em novembro, houve o “Encontro Estadual de Jovens do Mar”, no Balneário Piçarras, com o tema “Filhos do Mar, a força da pesca”, que reuniu cerca de 200 pescadores e maricultores com o objetivo de contribuir para este público, ao valorizar e fortalecer sua identidade profissional. Na programação, rodas de conversas, painel, palestra motivacional e gincana cultural.

As rodas de conversa discutiram temas mediados por especialistas nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Gênero e geração, Cooperativismo e associativismo, Cenário atual da pesca artesanal de SC e as perspectivas de futuro e Identificação de espécies marinhas e defeso do camarão.

‘É importante apoiar projetos de qualificação e educação da juventude, ampliando as possibilidades deles de atuarem como protagonistas e empreendedores no desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais e pesqueiras”, avalia a Ana Medeiros, chefe de Divisão no Departamento de Integração e Mobilidade Social sobre a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a Epagri.

Artur Hugen, com Coordenação Geral de Imprensa/foto: Mapa/Divulgação