Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

União de forças faz a diferença

Tamanho da letra A+ A-
Governador José Ivo Sartori

União de forças faz a diferença

POR JOSÉ IVO SARTORI

Nos últimos dias, o Brasil sofreu uma das maiores crises de abastecimento de que se tem notícia. A paralisação dos caminhoneiros afetou a economia e a vida da população. Provou também que não existem milagres e que a integração é fundamental para se construírem propostas para o amanhã. 

O Rio Grande do Sul atravessa uma das mais severas crises financeiras de sua história, e as consequências dessa greve vêm se somar às dificuldades já existentes. Os reflexos negativos ainda estão sendo contabilizados, mas certamente irão perdurar por mais tempo. 

Com os 11 dias de paralisação, o Estado deixou de arrecadar cerca de R$ 150 milhões em ICMS. Houve falta de medicamentos, de ração para animais, combustíveis para escoar a produção, e serviços essenciais foram afetados drasticamente. 

Já nos primeiros dias de paralisação, reuni, junto com minha equipe, diversos setores para avaliar os impactos e garantir o funcionamento do Estado. Escolhi o vice-governador, José Paulo Cairoli, para coordenar o Gabinete de Crise, instituído para monitorar e controlar os efeitos da paralisação. Sem essa mobilização conjunta, os prejuízos seriam ainda maiores. 

Trabalhamos de forma centralizada para que a normalidade fosse restabelecida sem maiores contratempos. E, nesse momento crítico, ficou clara, mais do que nunca, a importância da união para superar obstáculos. 

É disso que o Rio Grande precisa. Os problemas, sejam quais forem, não se resolvem de uma hora para outra, e muito menos de forma aventureira. Necessitamos da ação de todos e da integração com todos, de maneira responsável. 

Atravessamos um período de dificuldades que exigem seriedade política, sem espaço para demagogias ou falsas promessas de soluções milagrosas. Só conseguiremos sair da crise se os interesses coletivos estiverem, de fato, acima dos interesses individuais, corporativos ou ideológicos. Um desafio que será vencido somente se houver união de todas as forças em benefício do Rio Grande.

*Governador do Estado