Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Imbassahy garante levar à Santa Catarina, cronograma de ação para barragem de José Boiteux

Tamanho da letra A+ A-
Senador Dalirio Beber (PSDB-SC) reforçou o pedido da bancada federal e de toda a região do Vale do Itajaí, ao ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy

Integrando o Fórum Parlamentar Catarinense, o senador Dalirio Beber (PSDB-SC) reforçou o pedido da bancada federal e de toda a região do Vale do Itajaí, ao ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), no sentido de resolver as restrições impostas para a continuidade da obra da barragem de José Boiteux, e a liberação dos licenciamentos, em razão da questão indígena.

A principal reivindicação da comunidade é o cumprimento de um acordo feito em 1º de outubro de 2015, que entre diversos itens prevê: a construção de 35 casas (das quais 28 foram construídas e que não têm ligação de esgoto, água ou rede elétrica); a construção de uma ponte próximo à barragem para facilitar a passagem dos índios quando o rio Itajaí-Açu se eleva, e principalmente a apresentação de um estudo de impacto sócio ambiental da barragem.

No centro do impasse estão as terras pertencentes aos índios, que impedem o acesso dos técnicos para operação, manutenção e operação da barragem.

“O ministro se mostrou sensível ao nosso pleito e garantiu dar encaminhamento junto aos ministros da Justiça, Integração e Planejamento, que devem apresentar, em Santa Catarina, um cronograma de ações que responda às pendências do acordo de 2015, firmado com o governo federal. Acredito na solução deste impasse”, destacou Dalirio.

Para o senador, a propriedade do terreno da barragem deve ser devolvida ao estado, para que ele possa garantir a operação da barragem, que é a maior do complexo de contenção de cheias do Vale do Itajaí.

“Vamos levantar todas as pendências em relação a esse impasse, no que diz respeito ao governo federal, e assim que tivermos todas as informações, vamos in loco, conversar com todos os envolvidos, para que avancemos na conclusão desta obra, que é de total importância para Santa Catarina”, disse o ministro.

Além da bancada federal, estavam na reunião os deputados estaduais Jean Kuhlmann e Milton Hobus, o prefeito de José Boiteux, Jonas Pudewell, o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, o presidente da Câmara de Vereadores de José Boiteux, Hélio Farias e o secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli.

Artur Hugen, com informações da AI Leticia Schlindwein/Fotos: Divulgação