Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Iguaçu celebra 80 anos nesta quinta-feira

Tamanho da letra A+ A-
-feira Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná: Patrimônio Natural da Humanidade

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, celebra 80 anos de criação nesta quinta-feira (10), contabilizando importantes conquistas na área ambiental e turística.

A população de onça-pintada, animal símbolo do parque, cresceu cerca de 70% nos últimos anos. Já a visitação de turistas brasileiros e estrangeiros, que colabora para o desenvolvimento da economia regional, atingiu em 2018 sua melhor marca de todos os tempos, cerca de 1,9 milhão de visitantes.

O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, faz questão de ressaltar esses resultados. “Potencializamos os ganhos ambientais e melhoramos a qualidade dos nossos serviços aos visitantes. O resultado é fruto de muito trabalho dos funcionários do ICMBio, da Polícia Ambiental, das empresas concessionárias, enfim, de todos que vivem o parque no dia a dia”, destacou ele.

Programação

Para marcar a passagem dos 80 anos do parque, a direção programou uma série de eventos. De manhã, haverá festa exclusiva para todos os funcionários e convidados da unidade. As atividades serão concentradas no heliponto, das 8h às 9h30, para os funcionários e, das 10h30 às 12h, para convidados. 

O acordeonista Tiago Rossato, talento musical da fronteira e uma das referências da gaita ponto no Brasil, fará show para os trabalhadores da unidade. Já a violinista Maryanne Francescon e a acordeonista Moara Pessatti, da dupla Duo Dalia, farão um passeio musical, em frente às Cataratas do Iguaçu, no ritmo do acordeão e do violino, para convidados.

Os turistas, que poderão ter acesso ao parque a partir das 10h30, serão recepcionados com música clássica durante toda a manhã. O grupo Energia Pura fará uma apresentação exclusiva mesclando clássicos, tango, pop clássico, música latina e rock.

À tarde, será inaugurado o Bosque Memórias Vivas, próximo à Trilha das Cataratas. Os trabalhadores com mais de dez anos de atividades prestadas ao Parque Nacional do Iguaçu serão convidados a plantar mudas nativas.

Horário especial

Por causa das festividades de aniversário, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá nesta quinta-feira (10) para o público um pouco mais tarde, às 10h30, e fechará os serviços de visitação turística às 18h. A mudança no horário de atendimento ocorrerá em função da participação dos funcionários nas comemorações dos 80 anos. Todas os serviços normalmente oferecidos aos turistas serão mantidas entre 10h30 até às 18 horas.

Saiba mais

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, pelo do Decreto-Lei nº 1.035 do então Presidente da República, Getúlio Vargas. Tem área total de 169.695 hectares e abriga um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas da Terra, as Cataratas do Iguaçu. É o segundo parque nacional mais visitado do Brasil, depois do da Tijuca (RJ), que abriga o Cristo Redentor. 

Localizado no extremo oeste do Paraná, o parque ocupa áreas do Brasil e da Argentina. No território brasileiro, abrange 14 municípios – Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Tereza do Oeste, Capitão Leônidas Marques, Capanema e Serranópolis do Iguaçu.
Em 17 de novembro de 1986, o parque recebeu a distinção, concedida pela Unesco, de Patrimônio Natural da Humanidade. Já as Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das sete maravilhas naturais do mundo, título conquistado em votação pela internet organizada pela Fundação New 7 Wonders em 2011. Foram mais de 1 bilhão de votos.

Unidade de conservação de proteção integral, o Parque Nacional do Iguaçu guarda a última mancha de Mata Atlântica ao sul do Brasil e é rico em biodiversidade. No local, já foram registradas 45 espécies de mamíferos, entre eles a onça-pintada, o maior mamífero carnívoro das Américas, 257 de borboletas, 12 de anfíbios, 41 de serpentes 41, 8 de lagartos, 18 de peixes 18 e 200 espécies de aves. 

Artur Hugen, com Ascom MMA, com informações da assessoria de imprensa do Grupo Cataratas/Foto/Marcos Faller/Divulgação
Serviço:
Aniversário de 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu
Data: 10 de janeiro de 2019 (quinta-feira)
Comemoração exclusiva para funcionários do parque: 8h às 9h30
Ato simbólico para convidados: 10h30 às 12 horas
Funcionamento do parque para visitação: das 10h30 às 18h
Mais informações: (45) 3521-4400
contato@catarataspni.com.br