Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Leite destaca força do setor calçadista gaúcho na abertura da Couromoda

Tamanho da letra A+ A-
Leite destacou o tripé no qual pretende focar: desburocratização, redução dos custos logísticos e tributários

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta segunda-feira (14), da abertura da 46ª edição da Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (Couromoda), que se estende até o dia 17 deste mês no Expo Center Norte, em São Paulo.

Primeiro evento calçadista no ano, a Couromoda conta com mais de 2 mil marcas de calçados, bolsas e acessórios e deve receber mais de 30 mil compradores profissionais, dos quais em torno de 2 mil deles estrangeiros, representando mais de 50 países.

Origem de 43% dos expositores da feira, o Rio Grande do Sul lidera o ranking de exportações de calçados em relação ao volume de receita entre os estados e é o segundo maior produtor nacional, com 2,3 mil indústrias e 93 mil empregos diretos (um terço do país).

Na solenidade, Leite destacou o tripé no qual pretende focar durante seu mandato – desburocratização, redução dos custos logísticos e redução dos custos tributários – para reativar o crescimento econômico do Estado e, assim, retomar os tempos áureos do setor calçadista, que já chegou a empregar mais de 150 mil trabalhadores.

“Este setor está pronto para voltar a crescer, porque tem capacidade instalada, tecnologia avançada e habilidade empreendedora. Queremos criar um Estado acolhedor e que estimule os negócios da área calçadista”, acrescentou o governador.

Após a abertura oficial, Leite visitou o estande coletivo do RS, que nesta edição comemora 20 anos consecutivos de feira e concentra 30 fabricantes de calçados e bolsas. O espaço, viabilizado por meio da parceria entre governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, ACINH e Sebrae RS, e conta com apoio das prefeituras de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga, apresenta os principais destaques de coleções desenvolvidas, com qualidade, em solo gaúcho.

Na última edição da Couromoda, as empresas que participaram do estande coletivo comercializaram mais de 207 mil pares de calçados ou artefatos. Os 1,2 mil negócios alinhavados em quatro dias de feira totalizaram R$ 9,5 milhões.

Participaram da cerimônia de abertura o presidente da feira, Francisco Santos; o governador de São Paulo, João Doria; os deputados gaúchos Lucas Redecker e Marcel van Hattem; a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; e os prefeitos de Campo Bom, Luciano Orsi, e de Teutônia, Jonatan Brönstrup, além do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACINH), Marcelo Lauxen Kehl, e do diretor de Relações Institucionais da entidade, Marco Aurélio Kirsch, entre outras autoridades e empresários.

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Foto: Gustavo Mansur/PP

SERVIÇO

Pauta: 46ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (Couromoda)

Quando: de segunda (14) a quinta-feira (17)

Onde: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo)

Expositores: lançamentos de mais de mil marcas

Compradores nacionais: 27 estados

Compradores internacionais em 2018: 50 países

Produtos apresentados: calçados, tênis, artigos esportivos, artefatos de couro, confecções, acessórios de moda, produtos para equipar lojas, couros, componentes e tecnologia para calçados.

Mais informaçõescouromoda.com