Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sartori reforça compromisso com municípios em posse na Famurs

Tamanho da letra A+ A-
Governador Sartori ladeado pelos prefeitos Salmo(D), eleito presidente da Famurs e por seu antecessor, Luciano Pinto

O governador José Ivo Sartori prestigiou a posse da nova diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para o biênio 2017/2018, nesta quinta-feira (6), durante a programação do 37º Congresso de Municípios, em Porto Alegre.

O novo presidente eleito será Salmo Dias de Oliveira, de Rio dos Índios.

A cerimônia foi acompanhada pela representante da Assembleia Legislativa, deputada Silvana Covatti; o deputado federal Covatti Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marco Peixoto; o procurador-geral de Justiça, promotor Fabiano Dallazen; o defensor público-geral, Cristiano Vieira Heerdt; os secretários de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; e, o prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim.

Prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias, eleito presidente, destacou que momento de crise é oportunidade para reformas como a do Pacto Federativo

O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias, foi empossado, nesta quinta-feira (6/7),  como presidente da Famurs. O ato ocorreu durante o 37º Congresso de Municípios. Recebendo o cargo do ex-prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto, Salmo comandará a entidade na gestão 2017-2018. O novo presidente iniciou seu mandato com discurso no qual reforça a importância da política neste momento de crise. "Quando exercida de forma   democrática, ela é a única maneira de conduzir o país ao desenvolvimento, oferecer oportunidades e realizar sonhos que não podemos realizar sozinhos", reforçou.

Para o prefeito, o municipalismo é a estratégia mais correta para aperfeiçoar o uso dos recursos públicos. "Com mais autonomia para os municípios, daremos um melhor retorno aos cidadãos". Salmo demonstrou esperança diante do momento de dificuldades: "Convido todos para sermos otimistas. Crises são, em certa medida, necessárias. Nossa nação está repensando coisas que deixamos de lado nos últimos anos. Decisões fundamentais estão sendo encaradas agora, e a conjuntura acaba sendo uma janela para as reformas, como a do Pacto Federativo".

Diálogo e união

Salmo destacou a importância da entidade nesse contexto de mudanças, em que o diálogo e o conhecimento acumulado possuem papel fundamental. "As pessoas vivem nos municípios. Os prefeitos representam seu povo junto aos governos. E a Famurs reúne e representa todos os prefeitos. Quando o governo conversa com Famurs, conversa com os 497 municípios gaúchos e com todo o povo", pontuou. 

Ao finalizar, convocou os gestores municipais a trabalharem cada vez mais próximos. "Precisamos estar unidos, buscando, em nossas comunidades, a energia para enfrentar os desafios do dia a dia. E oferecer, neste momento tão delicado, nossa parcela de dedicação e de trabalho." 

Despedida de Luciano Pinto

O presidente Luciano Pinto despediu-se da presidência da Famurs, nesta quinta-feira (6/7), durante a solenidade de posse da nova diretoria. No discurso, entre as conquistas, destacou a repatriação de recursos do exterior, a redistribuição do ISS, a venda da folha de pagamento das prefeituras, a liberação de recursos para os municípios em emergência, o reajuste do transporte escolar e o pagamento de atrasos da assistência social. "Somando tudo isso, conquistamos quase R$ 1,7 bilhão para as prefeituras do Rio Grande do Sul. Um montante que faz a diferença para as nossas comunidades", ressaltou.

No aspecto institucional, citou as relações construídas com Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público e imprensa. "Porém, a nossa principal parceria foi com o Tribunal de Contas. É um legado que a nossa gestão deixa para o futuro", comemorou. Luciano também comentou os encontros promovidos pela Famurs no interior do RS. Foram, ao todo, 44 reuniões em todas as regiões do estado.  

Artur Hugen, com informações do GRS/Famurs/Fotos: Foto: Luiz Chaves/Divulgação