Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Relatório de balneabilidade indica 73,8% dos pontos analisados como próprios para banho em Santa Catarina

Tamanho da letra A+ A-
Em Florianópolis, dos 85 pontos, 64 estão adequados para banho de mar, o que representa 75,3%

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o novo relatório de balneabilidade com o acréscimo de 10 pontos em Florianópolis. Segundo o resultado, 73,8% dos locais analisados em todo o estado estão próprios para banho. A partir de agora, o IMA passa a monitorar e a informar a condição de 229 pontos nos 500 quilômetros da costa.

Em Florianópolis, dos 85 pontos, 64 estão adequados para banho de mar, o que representa 75,3%. Dos 10 novos locais averiguados, apenas o da Praia da Daniela, em frente à Rua das Hortências, apresenta situação imprópria. No restante do litoral, dos 144 pontos monitorados, em 72,9% recomenda-se o mergulho.

Em relação ao relatório anterior, 10 pontos passaram da condição de impróprio para próprio e sete de próprio para impróprio. As coletas foram realizadas de 07 a 11 de janeiro nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.

Para saber a condição das praias catarinenses basta acessar balneabilidade

Novos pontos

Na Capital, os novos pontos são:

- na Praia da Daniela, em frente à Rua das Hortências;

- em Jurerê Internacional, em frente à Avenida dos Pampos;

- na Lagoinha da Ponta das Canas, na Estrada Jornalista Jaime A. Ramos, acesso à praia;

- na Praia do Moçambique, altura do km 10,5 da Rodovia João G. Soares SC 406, frente ao acesso;

- na Barra da Lagoa, em frente à Rua Aconchego do Mar;

- na Praia do Novo Campeche, em frente ao Posto Salva Vidas;

- na Areias do Campeche, na Rua Lomba do Salão;

- no Morro das Pedras, na curva da Rodovia SC 406;

- na Praia do Caldeirão, em frente ao Parque Municipal da Lagoa do Peri;

- e na Praia dos Açores, em frente à Rua Algas Marinhas.

No começo da temporada 2018-2019, o IMA também anunciou o acréscimo de quatro novos locais de monitoramento em praias catarinenses: um em Itapema, um em Palhoça, um em Zimbros, um na Praia da Vigia, em Garopaba.

Balneabilidade

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina monitora a qualidade da água para banho de mar desde 1976. As análises são divulgadas semanalmente durante a alta temporada, e mensalmente de abril a novembro.

O IMA seleciona os pontos de tal forma que toda a costa seja avaliada, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição – os de maior fluxo de banhistas.

A Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão Próprias ou Impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada por meio da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.  

Para as análises são levados em consideração aspectos como condições de maré, incidência pluviométrica nas últimas 24 horas no local, a temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico) e a imediata condução para a pesquisa em crescimento bacteriano.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Foto: James Tavares/Secom