Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Como começar o novo ano 2019 com um nova vida financeira

Tamanho da letra A+ A-
Como começar o novo ano 2019 com um nova vida financeira

Entrar em um novo ano é um momento de renovação: a hora perfeita para criar o tipo de resoluções pessoais destinadas a melhorar sua vida. Em outras palavras, o momento certo para rever sua situação financeira pessoal.

Uma contabilidade anual de suas finanças deve ser uma rotina para todos, mas não é para a maioria. Segundo o SPC Brasil, metade dos brasileiros não controla o seu orçamento.

Se isso descreve você, comece no topo desta lista de seis etapas para colocar sua vida financeira em ordem e trabalhe o seu caminho em cada item. Se você já estiver bem organizado, sinta-se à vontade para pular a lista até que algo chame sua atenção.

1. Crie um balanço

Este primeiro passo é simples: basta fazer uma lista de todos os seus bens e o que você tem de pagar todos os meses. Esse processo ajuda a melhorar sua vida financeira porque mostra onde pode haver possíveis problemas. Mais importante, se você não tiver um balanço e algo acontecer com você, a pesquisa por seus recursos se tornará uma caça ao tesouro enterrada. Ao fazer isso, você terá uma visão de sua situação financeira e dará uma ótima noção de como está crescendo ou não financeiramente.

2. Gerenciar sua dívida; não apenas aceite

Há boa dívida e então há dívidas incobráveis. Uma boa dívida pode ser um financiamento de taxa fixa, tanto para a baixa de impostos quanto para a segurança de saber que você está criando capital. Dívidas incobráveis podem ser empréstimos estudantis ou cartões de crédito com uma taxa de juros significativamente maior do que sua carteira poderia pagar anualmente. No ano novo, procure pagar primeiro a dívida com juros mais altos e encontre oportunidades para se consolidar. Empresas como MoneyMan, empréstimo, por exemplo, podem te ajudar com essa tarefa.

3. Construa um orçamento

Encontre uma ferramenta que funcione para você, seja uma planilha do Excel ou um aplicativo em seu telefone, para criar um orçamento e acompanhar suas receitas e despesas. Você já deve saber que a sua participação no Pilates custa R $ 200 por mês, ou que você mal assiste à TV e ainda paga uma quantia muito alta pelo plano de TV a cabo por mês, mas ver isso escrito o ajudará a fazer o tipo de corte que os seus orçamentos domésticos poderiam usar.

4. Construa uma reserva de emergência

Coisas ruins acontecem. Você tem três a seis meses de reservas em dinheiro para pagar seu estilo de vida caso algum imprevisto aconteça? Você não quer depender de vender seu carro,  parar de guardar para sua aposentadoria ou ser forçado a contrair empréstimos adicionais. Se você está começando do zero para construir sua reserva de emergência, você deve colocar este item em sua lista de tarefas.

5. Guarde o máximo que puder

Comprometa-se a maximizar suas economias usando planos de aposentadoria patrocinados ou estabelecendo um depósito mensal em sua poupança e revisitando suas quantias de contribuição todo ano para garantir que elas se alinhem com seu objetivos. E, o mais importante, coloque-as em débito automático — se o dinheiro nunca tocar em sua conta bancária, psicologicamente não vai parecer que você perdeu nada.

6. Defina metas

Muitas pessoas usam cadernos, porque definir as coisas em caneta e papel pode ajudá-las a documentar e alcançar suas metas financeiras de longo e curto prazo. Você pode ser tão perfeccionista e detalhado quanto quiser, desde que seja útil. Escrevê-lo não significa que o trabalho está feito, mas torna muito mais provável.

Por fim, se você tiver chegado ao final dessa lista e ainda tiver dúvidas, ligue para um amigo ou membro da família experiente ou contrate um consultor financeiro confiável. Se você pulou completamente, faça o mesmo. O novo ano é um momento perfeito para reavaliar o que está indo bem e o que precisa melhorar em sua vida financeira. E se você preferir que alguém o acompanhe em cada uma dessas etapas, não há problema em pedir ajuda.

Artur Hugen, com Agência São Joaquim Online/Foto: Divulgação