Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Seleção de vinhos brasileiros para o Guia Catad’Or ocorre nesta semana

Tamanho da letra A+ A-
Publicação será veiculada a partir de abril e mostrará o resultado com a chancela do Master of Wine Alistair Cooper. Mais de 200 produtos, de 25 empresas, enviaram amostras para a estreia no guia latino-americano

A qualidade e as características que destacam os vinhos tranquilos e os espumantes brasileiros em concursos em nível mundial estarão mais uma vez à prova. A primeira edição do Guia Catad’Or, organizada pela chilena Catad’Or Wine Awards, trará o resultado da degustação de cerca de 200 produtos nacionais, de 25 vinícolas, divididos em duas categorias: produtos premiados em concursos internacionais e geral.

A inclusão de rótulos verde-amarelos na publicação é iniciativa do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Entre sexta-feira (11) e domingo (13), o idealizador do concurso, Pablo Ugarte, a diretora do Catad’Or, Sofia Le Foulon, e o Master of Wine inglês Alistair Cooper desembarcam na Serra Gaúcha para conduzir os trabalhos que darão destaque aos vinhos brasileiros. Os produtos que somarem acima de 89 pontos serão veiculados no guia online, a partir do mês de abril.  Esta é a primeira edição da publicação.

A agenda de degustação inicia na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, com a palestra do sommelier Maurício Roloff sobre os diferenciais do espumante brasileiro, às 8h30min. O primeiro dia encerra com jantar dos organizadores do concurso com os produtores da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), na vinícola Cave Antiga.

No sábado (12) a agenda contempla encontro com vitivinicultores do Vale dos Vinhedos, com degustações a partir das 8h30min, na vinícola Miolo, almoço no restaurante Videira, junto à vinícola Dom Cândido, e encerramento com jantar no restaurante Casa Di Paolo. O último dia (13) será a vez dos vinicultores do Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi (CPEG) receberem a comitiva do concurso. No período da manhã, os trabalhos serão realizados na vinícola Peterlongo, com almoço na vinícola Courmayer e encerramento com jantar no bistrô Gerson Bem, em Garibaldi.

Ugarte acredita que o guia será uma ferramenta importante para importadores, comerciantes, profissionais e consumidores conhecerem mais sobre a produção vinícola brasileira. “Os vinhos e espumantes brasileiros serão divulgados junto a produtos do Chile, Uruguai e Argentina, podendo mostrar a evolução extraordinária e a qualidade que já é reconhecida internacionalmente”, diz.

Ugarte explica que o guia trará informações sobre as vinícolas e uma ficha de cada um dos vinhos selecionados, além de selo de pontuação e menção a outras premiações dos produtos em concursos chancelados pela OIV.  A publicação será editada em linguagem simples e contemporânea, em três idiomas: inglês, espanhol e português. “Devido à parceria com o Master of Wine Alistair Cooper e às mais de duas décadas de realização, o guia chegará aos maiores mercados e também à imprensa especializada”, adianta Ugarte.

Em setembro de 2018, Cooper fez elogios aos vinhos e espumantes brasileiros, após conduzir palestras na primeira edição da feira Wine South America. O Master of Wine inglês destacou, especialmente, a qualidade dos espumantes. “São os melhores da América Latina e estou muito animado em poder prova-los e conhecer mais sobre eles”, disse à época.

Sobre o Wines of Brasil     
Criado em 2002, o Wines of Brasil é uma iniciativa de promoção comercial dos vinhos e espumantes brasileiros no mercado externo, desenvolvido entre o Ibravin e a Apex-Brasil. O projeto conta atualmente com a participação de 45 vinícolas e tem como mercados-alvo os Estados Unidos, Reino Unido e China. Nos últimos anos, cerca de 95% das empresas que aderiram à iniciativa conseguiram dar continuidade em suas exportações, devido ao suporte e aos programas de capacitação oferecidos e ao trabalho setorial de consolidação da imagem dos rótulos nacionais no Exterior. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.  

 Artur Hugen, com Camila Ruzzarrin/Ibravin/Foto: Ibravin/Divulgação