Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Cerca de 150 profissionais da Polícia Legislativa vão trabalhar na posse dos senadores

Tamanho da letra A+ A-
Pedro Ricardo. Diretor da Polícia Legislativa (2º da esq.p/dir) e sua equipe de coordenação

Garantir a segurança de todos os envolvidos é a principal missão da Secretaria de Polícia Legislativa do Senado na cerimônia de posse dos novos senadores. A afirmação é do diretor da unidade, Pedro Ricardo de Araújo.

De acordo com ele, pelo menos 150 profissionais da secretaria serão mobilizados para o evento. A atuação da Polícia Legislativa limita-se às dependências do Congresso Nacional.

— A polícia atua nas áreas que envolvem a segurança dos eventos, como na recepção das autoridades, e para facilitar e controlar os acessos. Nosso papel primordial é manter o ambiente tranquilo para que a posse ocorra dentro da maior normalidade possível — afirmou.

Segundo Pedro, a grande renovação do quadro de senadores da Casa também chama atenção para o fato de que muitos deles não conhecem a realidade do Senado, já que estão na primeira legislatura.

— Muitos não conhecem a realidade do Parlamento. Outros até conhecem, vêm da Câmara dos Deputados, mas o Senado tem muitas peculiaridades, pois é a Câmara Alta do Parlamento e muito mais fechada — explica.

Preparação

A cerimônia de posse do presidente Jair Bolsonaro, que ocorreu no último dia 1º, serviu como preparação a posse dos novos senadores.

— A gente pega esse esqueleto e usa o que tem funcionado bem na posse dos senadores — salientou.

Outro aspecto destacado pelo diretor é a união de todos os colaboradores da equipe para que tudo transcorra como previsto.

— Nesse dia, todos estão focados. Independentemente do trabalho que você faça no dia a dia, no dia posse você está focado em garantir que a posse transcorra da melhor forma possível — disse.

Atribuições

À Secretaria de Polícia compete, entre outras atribuições, garantir a segurança e integridade física de pessoas e do patrimônio no Senado Federal; assessorar a administração da Casa no exercício do seu poder de polícia e dar apoio às Comissões Parlamentares de Inquérito, sempre que solicitado.

A unidade também deve realizar o policiamento do edifício e dependências do Senado Federal, apurar infrações penais em detrimento de bens, serviços e interesses do Senado Federal ou praticados nas suas dependências; cumprir, em caráter privativo as demais atividades típicas de segurança de autoridades e polícia legislativa; cumprir, em caráter privativo, os mandados de prisão, de busca e apreensão, as conduções coercitivas, a escolta de presos e de depoentes das comissões, quando essas diligências forem executadas nas dependências sob responsabilidade do Senado Federal; e executar outras atividades correlatas.

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Gabriel Matos/Nucleo Intranet/Divulgação