Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Você tem uma experiência de empoderamento? Envie para o Março Mulher

Tamanho da letra A+ A-
As frases, que devem ser enviadas até 15 de fevereiro para o e-mail comitegenero@senado.leg.br, serão publicadas na intranet e nas redes sociais do Senado a partir do dia 1º de março

A Diretoria-Geral (Dger), a Procuradoria Especial da Mulher, o Comitê de Gênero e Raça e o Programa Pró-equidade de Gênero e Raça estão convidando todas as colaboradoras do Senado para registrar, durante o mês de fevereiro, depoimentos pessoais de superação e empoderamento vivenciados por serem mulheres.

As frases, que devem ser enviadas até 15 de fevereiro para o e-mail comitegenero@senado.leg.br, serão publicadas na intranet e nas redes sociais do Senado a partir do dia 1º de março.

Segundo a assessora da Procuradoria da Mulher Rita Polli, a iniciativa faz parte da Campanha Março Mulher, que pretende trazer para a Casa em março, Mês da Mulher, considerações sobre valores de igualdade e respeito nas relações interpessoais nos ambientes de trabalho, doméstico e em outros espaços. Ela explica como a experiência deve ser descrita.

— As colaboradoras devem redigir seu testemunho com cerca de 200 caracteres, descrevendo uma experiência de discriminação, abuso, violência ou submissão vivida por ser mulher, ocorrida no ambiente de trabalho, doméstico ou em outros espaços, em tempo presente ou passado. Devem também apontar a reação positiva que as ajudou a superar o conflito ou a situação em que se sentiram empoderadas.

A assessora da Procuradoria mostrou alguns exemplos de frases:

“Eu e minha irmã fomos abusadas dos 9 aos 11 anos. Venci a dor e me tornei militante feminista. Hoje faço palestras às mulheres que têm proteção dos órgãos públicos e podem dizer não à agressão”. Número de caracteres: 194

“Vivi um relacionamento no qual era vítima de abuso verbal. Entendi que eu não era o que ele falava de mim e consegui me separar. Agora vivo feliz e restaurei minha autoestima”. Número de caracteres: 176

De acordo com Rita Polli, a identificação é de livre escolha da colaboradora, que pode inclusive se identificar por meio de pseudônimo. Dúvidas, diz ela, serão esclarecidas pelo ramal 1710.

A seleção das frases a serem publicadas será feita pelos órgãos responsáveis pela campanha, que analisarão se os textos enviados descrevem ou não situações de superação e empoderamento.

Artur Hugen, com Agência Intranet/Foto: iStockmarchmeena/Divulgação