Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Fazenda de Santa Catarina adere movimento em favor do desenvolvimento sustentável

Tamanho da letra A+ A-
O objetivo da parceria é fomentar o desenvolvimento sustentável, facilitando a incorporação dos ODS estabelecidos na Agenda 2030 coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) e o Movimento Nacional Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Nós Podemos foi assinado na última semana.

O objetivo da parceria é fomentar o desenvolvimento sustentável, facilitando a incorporação dos ODS estabelecidos na Agenda 2030 coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, o documento prevê mais sete atribuições para a SEF/SC, como promoção de campanhas internas para a mobilização dos servidores.

“É importante que o poder público faça parte de movimentos como este. A participação da sociedade nos projetos de governo é o que faz a diferença na construção de um Estado ainda mais sustentável”, pontua o secretário Paulo Eli.

A Agenda 2030, implementada pela ONU em 2015, em parceria com 193 países, é constituída por um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que orientam as estratégias das empresas e políticas públicas dos países e, principalmente, inspiram cada pessoa à criação de novos hábitos, estilos de vida e padrões de consumo mais responsáveis. A ideia é que até dezembro de 2030 todos os ODS sejam alcançados.

“O Nós Podemos Santa Catarina é um movimento social formado por voluntários, tanto de empresas privadas e organizações não-governamentais quanto pelo Poder Público. Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense”, afirmou a coordenadora geral do movimento, Katiane Vieira.

Alguns dos temas abordados na Agenda são erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Assinaram o termo o secretário Paulo Eli, a coordenadora Katiane Vieira, a auditora fiscal Camila Cerezer Segatto e a coordenadora de Gestão das ODS, Regina May de Farias. Estavam presentes o diretor Rogerio de Mello Macedo da Silva, e os auditores fiscais Francisco de Assis Martins, Amery Moises Nadir Junior e Fernanda Costa.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Foto: Divulgação