Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

O que fazer com 80 mil bens de traficantes? E mais: hoje STF pode igualar homofobia a racismo

Tamanho da letra A+ A-
No ritmo atual, todos seriam leiloados em 80 anos. E o confisco de bens criminosos deve aumentar

Não é segredo que certas coisas no Brasil andam devagar. Essa é uma delas: temos cerca de 80 mil bens apreendidos de traficantes – 30 mil prontos para irem a leilão.  No ritmo atual, todos seriam leiloados em 80 anos. E o confisco de bens criminosos deve aumentar. Kelli Kadanus apresenta os 9,9 mil veículos, 459 imóveis e 25 aeronaves nessa situação. É melhor comprar antes que o modelo fique velho.

Outras duas más notícias para os fora da lei.  A Câmara aprovou um projeto de lei para bloqueio de bens de envolvidos em terrorismo. E o auxílio-reclusão pode ser reduzido. A ideia faz parte do pacote da Reforma da Previdência e não deve ter oposição. Por falar nela, a reforma está pronta. Só falta uma coisa...


Mas tem um tema que vai pegar, tenho certeza: a Previdência Rural. Fizemos uma dobradinha Brasília-Curitiba para apresentar os pontos polêmicos da categoria que gerou o maior rombo da Previdência. E tem um novato da cidade grande querendo ser o relator dessa reforma. Quem é ele? Descubra aqui e veja também quais governadores querem dinheiro para apoiar a nova Previdência.

Esta Gazeta opina sobre essa e outras seis reformas:

 

O fato é que, mesmo merecendo ajustes em pontos específicos, o governo começou a agir e o parlamento reformulado sugere que haverá boa acolhida das propostas e, portanto, boa probabilidade de tramitação e aprovação . "


Três poderes em harmonia

Lá pelas bandas do Senado, Olavo Soares apresenta: tem senador do MDB conquistando o coração do PSL. Ele também já foi amado por outros governos, como o de Dilma. E dessa vez não é Renan Calheiros (MDB-AL) que está fechando com o governo. O nome dele é FBC, ou melhor, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Um dia após o presidente do Senado arquivar a CPI do Lava Toga, o autor do pedido de investigação da Justiça, senador Alessandro Vieira, afirma que houve ameaça de retaliações. Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli negou qualquer influência. Aberta mesmo foi a CPI da Vale.

Mas se tem alguém de bem com o STF ele se chama Jair Bolsonaro, que está quase curado e pode ter alta hoje. O ministro Luiz Fux suspendeu as duas ações penais a que o presidente respondia na Corte. E a Receita negou investigação contra Gilmar Mendes.

Homofobia, racismo, aborto e polêmicas

Mas nem tudo são flores. O presidente herdou 15 medidas amargas com potencial de travar pauta do Congresso. Falando em temas polêmicos, o STF deve julgar nesta quarta-feira uma ação que iguala homofobia a racismo. Na matéria, escrita pelo correspondente Renan Barbosa, você entende por que a banca evangélica reagiu à notícia. E tem mais: o Senado desengavetou uma PEC que proíbe o aborto em qualquer situação.

Mais uma questão para debate: Você abandonaria um grupo de trabalho porque perdeu o auxílio moradia? Os procuradores sim. Eles só voltam se houver compensação pela perda. Leia-se aumento de salário...

E a família Richa, eim?! Dessa vez foi a mulher do ex-governador que foi denunciada por lavagem de dinheiro. O MPF pediu à Justiça que a ex-primeira-dama Fernanda seja incluída em denúncia apresentada contra Beto e André Richa em janeiro.

Mais uma polêmica: a Polícia Federal chamou para depor a candidata suspeita de ser laranja do PSL. O escândalo já colocou pressão sobre um ministro de Bolsonaro: ninguém menos que Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência. Outra controvérsia com ministro: General Heleno negou espionagem de bispos e pode ter de ir à Câmara se explicar. Outra: o Brasil aumentou imposto para lei em pó importado. Será que vem retaliação?

Tecnologia e infraestrutura: vem aí o 5G

Carmem Nery apresenta todos os detalhes da esperada chegada do 5G. Veja detalhes. Se por um lado a quinta geração da internet móvel promete um salto em velocidade, ainda temos muito o que aprender com a China: o país deixou de ser o chão de fábrica do mundo e enfrenta o desafio da automatização. Quem sabe assim a gente consiga terminar uma obra que dura 40 anos no único estado litorâneo sem porto.

Sobre infraestrutura também, Cristina Seciuk conta que o governo brasileiro estuda reajustar as tarifas de sete pedágios em rodovias federais. Três trechos ficam no Paraná. A solicitação das concessionárias é de 25%, em média. Ainda sobre estradas, Guilia Fontes destaca: o governo estadual conseguiu uma liminar no STJ que permite o prosseguimento da obra da Faixa de Infraestrutura, que prevê o desmatamento de parte da Mata Atlântica.

Já que estamos com o pé na estrada, as rodovias do Paraná serão licitadas pela União. A decisão, anunciada nesta terça-feira (12) pelo governador Ratinho Junior, significa uma mudança radical no cenárioEntenda os motivos, as exigências e a contrapartida do estado para que esse acordo saia do papel na matéria de João Frey. O correspondente em Brasília mostra ainda que quatro aeroportos do Paraná, incluindo o Afonso Pena, serão cedidos à iniciativa privada em março.
 
Confira outros temas de destaque no Paraná:


• O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não terá mais a exclusividade na aprovação de licenças ambientais no estado. A repórter Katia Brembatti traz mais detalhes sobre a medida.

• E mais uma vez há registro de problemas no trapiche na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná. A estrutura de uma das praias foi parcialmente interditada pela Marinha. 

• A editoria de Curitiba informa: Apenas 4 Unidades Paraná Seguro (UPS) ainda funcionam em Curitiba. Por que o modelo não deu certo? Custos, estrutura? Entenda. 

 

Enquanto isso, na Venezuela...
               
Se existe uma pessoa que precisa estudar e parar para ouvir é o ditador Nicolás Maduro. Em entrevista à BBC, disse que “a Ku Klux Klan que governa a Casa Branca quer se apoderar da Venezuela”.

Gazeta do Povo selecionou destaques e mentiras contadas por Maduro na entrevista e divulga ainda que, em dia de novos protestos na Venezuela, o presidente interino do país, Juan Guaidó, afirmou que a ajuda humanitária enviada pelos EUA – e bloqueada pelas forças chavistas – entrará no país no dia 23 de fevereiro, ‘quer queiram, quer não’Um dos centros de distribuição será em Roraima.

Já que aproveitamos para dar nossa volta ao mundo em um minuto, voltamos no tempo para o ano sem fim. Existe uma mítica em torno de 1968, de seus protestos e movimentos sociais que ocorreram ao longo dele. Mas nenhum outro produziu efeitos tão duradouros como 1979, o ano da Revolução Islâmica – diz o escritor Leonardo Coutinho. Em artigo, ele explica como os acontecimentos desse ano moldaram o mundo em que vivemos hoje.
 
Voltando a 2018, Luciane Belin apresenta como a reocupação dos espaços urbanos resulta em projetos inusitados. É o caso de uma antiga estação de metrô em Paris. Desativada, ela irá receber o Terminus, complexo que contará com mercado underground, restaurante e bar de coquetéis.
 
Recomendações de nossos jornalistas
 
Fernanda Leitóles (Curitiba) informa. Para a alegria de alguns e tristeza de outros, o horário de verão vai acabar no próximo fim de semana. Saiba os estados que serão afetados pela mudança.
 
Sharon Abdalla (Haus) recomenda. A guerra contra o plástico é um caminho sem volta e estimula cada vez mais a criação de objetos sustentáveis. O da vez é a linha de utensílios de cozinha feitos a partir da casca de arroz: 100% natural e biodegradável, a matéria-prima ainda elimina a transferência de substâncias potencialmente tóxicas para os alimentos.
 
Talita Boros Voitch e Marina Mori (Bom Gourmet) perguntamVocê tem pavor de coentro? A explicação pode estar numa alteração genética do cromossomo 11. Isso mesmo! A rejeição ao tempero pode estar aliado a uma sensibilidade a um componente que afeta o olfato e o paladar!
 
Gilson Garrett Jr. e Anna Sens (Guia) apresentam. Passar a noite em uma das suítes mais sofisticadas de Curitiba não é para qualquer bolso. Com tarifas que variam de acordo com a época da hospedagem, os hotéis mais caros de Curitiba oferecem de tudo um pouco por valores que vão até R$ 3,5 mil. Veja quais mimos cada um tem.
 
Para fechar, as mais do que justas homenagens a um mito do jornalismo.Multidões se formaram para o velório do jornalista Ricardo Boechat. Ele também recebeu uma homenagem emocionante de colegas da Band: assista!


 Artur Hugen, com A Gazeta do Povo/Foto: Divulgação