Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Davi quer aclamação simultânea dos presidentes das comissões nesta quarta

Tamanho da letra A+ A-
À saída da reunião, de líderes, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a cooperação dos líderes para distribuição das comissões entre os partidos sem necessidade de disputa pelas presidências

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que todas as comissões permanentes do Senado poderão empossar seus presidentes ao mesmo tempo.

Os líderes partidários chegaram a um acordo quanto à distribuição dos comandos das comissões entre as legendas, e os nomes indicados deverão ser confirmados na manhã da quarta-feira (13).

Davi sinalizou que as comissões poderão se reunir a partir das 10h. A intenção é que a instalação seja simultânea, mas como não há plenários em número suficiente para todas elas, algumas se reunirão depois desse horário, ainda pela manhã. Os líderes partidários podem indicar seus representantes nos colegiados ainda nesta terça-feira (12).

O presidente agradeceu a cooperação dos líderes no acordo firmado para a distribuição das comissões, e destacou que, graças ao “diálogo” e à “convergência”, não haverá disputa pelas presidências.

— Amanhã poderemos fazer não a votação, mas a aclamação dos presidentes e vice-presidentes das 13 comissões do Senado — celebrou Davi.

Maior bancada do Senado, o MDB presidirá as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). O partido também indicará, em 2019, o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que deve ser um senador neste ano.

Outros dois partidos presidirão duas comissões cada: o PSD comandará as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), e o PSDB comandará as comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

As demais comissões serão presididas por senadores de oito legendas diferentes. A peculiaridade fica por conta da Comissão Senado do Futuro (CSF), que terá uma presidência dividida no biênio 2019-2020: o PRB e o PSC se revezarão entre os cargos de presidente e relator.

COMISSÃO

PRESIDÊNCIA

MEMBROS

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)

MDB

27

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

PSD

27

Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)

MDB

27

Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI)

DEM

23

Comissão de Assuntos Sociais (CAS)

PODE

21

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE)

PSD

19

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH)

PT

19

Comissão de Meio Ambiente (CMA)

Rede

17

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA)

PSL

17

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT)

PP

17

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)

PSDB

17

Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC)

PSDB

17

Comissão Senado do Futuro (CSF)

PRB/PSC

11

Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO)

MDB (2019)

31 deputados e 11 senadores

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Marcos Brandão/AS/Divulgação