Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Carmen Zanotto fala dos desafios a serem enfrentados para resolver problemas do País

Tamanho da letra A+ A-
deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), falou dos desafios a serem enfrentados pela atual legislatura para atender às expectativas da população, sobre para recuperação da economia, da saúde e no combate à corrupção e ao crime organizado

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), nesta quarta-feira (13), em pronunciamento da tribuna da Câmara, falou dos desafios a serem enfrentados pela atual legislatura para atender às expectativas da população, sobre na recuperação da economia, da saúde e no combate à corrupção e ao crime organizado.

A parlamentar iniciou o discurso, sempre pontuado por apartes, agradecendo à população de Santa Catarina, em particular da Região Serrana e de sua cidade natal, Lages, por reconduzi-la por mais um mandato. Em seguida, manifestou apoio às medidas do pacote anticrime, defendeu o endurecimento na legislação contra as organizações criminosas e a corrupção. Mas alertou a Casa para risco de dispositivos da proposta sobre corrupção descambar para a “criminalização” de todos gestores públicos de forma geral.

“Somos apoiadores de primeira hora do combate à corrupção e pelo fortalecimento da Polícia Federal, do Ministério Público e dos demais órgãos de controle externo. Mas não podemos, de forma alguma, generalizar e achar que todos os gestores praticam ilícitos”, afirmou.

Reformas

Carmen Zanotto disse que é favor das reformas, em especial a do sistema tributário. Para ela, as mudanças são urgentes porque o País não mais suporta a carga de impostos, que, em sua avaliação, é prejudicial a todos: impacta todo o setor produtivo e impede o Brasil de crescer.

“Mas a população é a mais penalizada pelo encarecimento dos produtos”, acrescentou.

Economia paralisada

A parlamentar discorreu ainda sobre as dificuldades dos micro e pequenos empresários para sobreviver em uma economia paralisada. Citou como exemplo a crise do setor leiteiro devido ao fim da tarifa antidumping.

Sobre a Reforma da Previdência, Carmen Zanotto foi firme ao alertar que o texto da proposta que será encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional respeite as diferenças entre homens e mulheres e tenha uma “olhar fraterno” em relação aos mais vulneráveis: “ É preciso ter um olhar diferenciado, respeitar as diferenças entre homens e mulheres; as pessoas com deficiência, os idosos”, afirmou.

SUS

Defensora do fortalecimento do Sistema Único de Saúde e autor de várias leis, entre elas a Lei dos 60 Dias, que dá prazo para que o paciente com câncer seja atendimento,  Zanotto falou dos avanços, mas alertou para o crescente subfinanciamento do sistema e para os “imensos” desafios a serem superados na área de média e grande complexidade.

Ao lamentar os problemas enfrentados pela população para conseguir atendimento na área da saúde pública, Carmen insistiu na urgência de se resolver os problemas financeiros das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Para a deputada, é preciso um grande esforço dos Poderes Executivo e Legislativo para atualizar a tabela de serviços prestados por essas instituições.

Apartes

Durante o discurso, a deputada Carmen Zanotto foi aparteada por vários colegas, entre eles o vice-líder do PPS na Câmara, Arnaldo Jardim (SP), da bancada e a presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, deputada federal Leandre (PV-PR).

Artur Hugen, com AI/PPS/Foto: Divulgação