Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Caixa, BB e Petrobras terão ‘braços cortados’: vão começar as privatizações!

Tamanho da letra A+ A-
E elas estão na mira do ministério da Economia, de Paulo Guedes. Sim, é verdade: por mais que essas estatais não sejam privatizadas, parte de suas subsidiárias podem ir para a iniciativa privada logo, logo

Fazendo as contas, Petrobras, Caixa Econômica e Banco do Brasil têm 54 subsidiárias. E elas estão na mira do ministério da Economia, de Paulo Guedes. Sim, é verdade: por mais que essas estatais não sejam privatizadas, parte de suas subsidiárias podem ir para a iniciativa privada logo, logo.

Essa é a missão de Salim Mattar, secretário especial de Desestatização, que ainda prevê fechar quatro estatais sob o guarda-chuva do próprio ministério. De Brasília, Jéssica Sant’Ana conta: quais são as estatais e subsidiárias do BB, Caixa e Petrobras que com os dias contatos.
Na lista da Economia também estão os subsídios. Em evento, Paulo Guedes bradou: "Todo mundo vem pedir subsídios, dinheiro para isso, dinheiro para aquilo. Eu falo: o que vocês podem fazer pelo Brasil? Quebraram o Brasil!"


Dia quente também no STF: Renan Barbosa conta como foi o primeiro dia do julgamento da criminalização da homofobia. A apreciação está sendo motivo de críticas. Além da bancada evangélica, parlamentares alegam que o Supremo está legislando. Coincidencia ou não, o Congresso impulsiona ações contra Judiciário. Coisa de calouro ou oportunidade histórica? Olavo Soares escreve. Esta Gazeta também publicou um editorial sobre o tema:

A única decisão que o Supremo pode tomar e que respeita a independência entre poderes é o reconhecimento de que não cabe à suprema corte legislar em matéria penal, deixando que o Congresso Nacional resolva o tema como achar mais conveniente, por meio da discussão entre os representantes eleitos pelo povo . "

 

Crise escancarada pelo Twitter

Carlos Bolsonaro arrumou briga com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência: disse que Gustavo Bebianno mentiu sobre contatos com o presidente após o surgimento da polêmica em que o partido deles, o PSL, teria destinado verbas a candidatos laranjas.

Jair Bolsonaro (ainda) não demitiu o ministro, mas também não colocou panos quentes. Do leito no Albert Einsten, o presidente fez escala no Jornal da Record antes de seguir para Brasília. Em entrevista, ele confirmou: Bebiano mentiu.  E a deputada Joice Hasselmann piorou a encrenca: criticou Carlos e falou em ‘lavação de roupa suja’ e ‘puxadinho da presidência’.

O fato é que o presidente teve alta e não terá tempo para descansar. Fernando Martins apresenta os temas urgentes que aguardam após a alta hospitalar.  

Desgraça pouca é bobagem

Os desdobramentos sobre o desastre de Brumadinho continuam. A informação é que, desde outubro, a Vale tinha conhecimento do risco daquela e de outras oito barragens em risco.

No Paraná, o estado corre risco de perder cerca de R$ 300 milhões por ano por decisão de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU). Nessa briga com o governo federal, os principais aliados dos estados são os deputados. João Frey explica essa queda de braço milionária.
 
Seguindo a lista de más notícias, após o acidente que vitimou o jornalista Ricardo Boechat, nesta quarta (13) a atriz, cantora e diretora de teatro Bibi Ferreira faleceu, aos 96 anos. Outra notícia que não é das melhores é que o estado de São Paulo se viu obrigado a transferir membros do PCC e colocou 100 mil policiais em alerta.  

E é melhor ficar atento ao frango que você come. A BRF fez recall de lotes de produtos da Perdigão por risco de Salmonella.

Mas também tem boas novas: saúde, emprego e café! 

Segundo o Ministério da Saúde, chamadas para médicos estrangeiros não devem mais ser realizadas, já que os brasileiros preencheram todas as vagas de cubanos no Mais Médicos.

Por bandas paranaenses, a Volvo anuncia mais R$ 250 milhões em investimentos e contratação de 300 funcionários em Curitiba.

E você sabe quem pode sair ganhando com a guerra comercial EUA-China? O Brasil. Vandré Kramer explica como, quando, onde e por quê.

Podemos comemorar com um cafezinho: a Nestlé vai vender cápsulas de café com a marca Starbucks em supermercados e lojas virtuais de diferentes varejistas do mundo. O Brasil começará a receber os produtos já nas próximas duas semanas e tem até o clássico Caramel Macchiato!

Giro pelo mundo 

Já que começamos a falar de outros países, hoje é dia de Filipinas e Venezuela. Fundadora de um site de notícias conhecido por reportagens que investigam o governo do presidente filipino Rodrigo Duterte, a jornalista Maria Ressa foi presa sob a acusação de difamação. Ressa foi escolhida como uma das “Pessoas do Ano 2018” da revista Times, entre outros jornalistas.
 
Em uma das consequências mais terríveis do regime do ditador Maduro, mães venezuelanas estão abandonando bebês por não terem condições de cuidar deles. A situação piorou após Maduro fechar unidades de serviço social em áreas carentes. Um orfanato particular está tentando resistir.
 
Fica a dúvida: por quanto tempo Maduro ainda resistirá no poder? O círculo de apoiadores mais próximos do ditador ainda não deu sinais de rupturas. A oposição já admite uma batalha de longo prazo.
 
Lá como cá
 
Se em âmbito federal o debate das privatizações voltou à ativa, no Palácio Iguaçu não foi diferente: as licitações estão em alta no Paraná - mas sob a responsabilidade de Brasília. Entenda como funciona e o que significa a concessão de quatro aeroportos do estado à iniciativa privada, com destaque para o Afonso Pena. Conheça também os prós e contras de a União executar a licitação dos pedágios nas rodovias do Paraná.
 
Já a família Richa - Beto, Fernanda e o filho André - e o contador Dirceu Pupo Ferreira viraram réus na Operação Integração. Eles respondem por lavagem de dinheiro. A repórter Catarina Scortecci traz mais informações sobre mais sobre o caso.
 
E após desembarcar em mais de 600 cidades brasileiras, chegou em Curitiba o herói dos donos de cães: o aplicativo Dog Hero.  Cicília Tümler conta como você pode contratar um passeador por meio de um aplicativo para celular.

Recomendações de nossos jornalistas 

Além do café em cápsula recomendado pela Tatiana Boros, do Bom Gourmet, temos em mãos uma listinha de sugestões de leitura de nossos editores e repórteres:

Luan Galani (Haus) recomenda interagir com ETs. Observatórios astronômicos gigantescos espalhados pela Índia são Patrimônio da Humanidade e celebram quase 300 anos de vida. Os monumentos ajudam na interpretação dos astros e há quem diga que servem até para interagir com ETs. Você teria coragem de visitá-los?
 
O Luan também separou uma notícia para começar o ano com o pé direito? Afinal, ainda estamos em fevereiro, certo? O instituto francês está com inscrições abertas para mais de 120 cursos de arte e arquitetura. Veja o que é necessário para se registrar. E fique de olho nos prazos!
 
Fernanda Leitóles (Curitiba) pergunta: Você já reparou no tanque e no avião expostos na Praça do Expedicionário, na capital paranaense? Será que eles realmente estiveram em combate na Segunda Guerra Mundial? A direção do museu e pesquisadores divergem sobre o fato.
 
Gilson Garrett Jr. (Guia) lembra aos corações apaixonados: 14 de fevereiro é Dia de São Valentim em diversos países do mundo. Apesar de no Brasil o Dia dos Namorados só cair em junho, nada impede de você aproveitar a data para sair para jantar com o seu amor. Leia a matéria que a gente te ajuda na escolha do restaurante.
 
Para fechar, a Fernanda também reforça o lembreteo horário de verão vai acabar no próximo fim de semana. Saiba os estados que serão afetados pela mudança.

Artur Hugen, com Gazeta do Povo/Fotos: Divulgação