Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Deputado Afonso Hamm participa da abertura da colheita da uva e da maça

Tamanho da letra A+ A-
O Engenheiro Agronômo Afonso Hamm, aprfoveitou para por a mão na massa, melhor na colheira

O Rio Grande do Sul abriu oficialmente a colheita da uva e da maça no último sábado (16), nos municípios de Monte Alegre dos Campos e Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra.

Viticultor e presidente da Frente Parlamentar em defesa da valorização da uva, vinhos, sucos, espumantes e derivados, o deputado federal Afonso Hamm participou dos dois eventos e destacou a importância das duas culturas para o Rio Grande do Sul.

“Nosso estado é o maior produtor de uvas e o segundo maior de maçãs do Brasil. A qualidade dos produtos são indiscutíveis e as atividades geram empregos e fortalecem a economia, por isso estamos defendendo a redução da carga tributária dos vinhos e espumantes e apresentando medidas que fortaleçam a fruticultura em nosso país”, afirmou.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 2018 o RS colheu 663,2 milhões de quilos de uva, destinados à produção de sucos, vinhos e espumantes. A safra de 2019 deve ter uma redução de 10%, por causa das chuvas e do granizo.

Os parreirais ocupam quase 50 mil hectares no Estado, responsável por 90% da produção nacional. A atividade movimenta R$ 3,5 bilhões por ano no estado e envolve diretamente 15 mil famílias de pequenos agricultores. Já são 138 tipos de uva cultivadas.

Já as macieiras são a principal fonte de renda para 550 pequenos, médios e grandes produtores. A região dos Campos de Cima da Serra é o grande destaque: concentra 88% da produção gaúcha e 37% da nacional. O governador Eduardo Leite, o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, também participaram dos eventos.

Artur Hugen, com AI/Gabinete/Foto: Divulgação