Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Um novo andar, mesma caminhada. E mais: Riquezas do subsolo e segurança ambiental

Tamanho da letra A+ A-
Senadores Lasier Martins e Alvaro Dias, líder do Podemos

Artigo do senador Lasier Martins publicado, no jornal Correio do Povo:

Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo. Tomo emprestado esta frase de Dom Hélder Câmara (1909-1999) para explicar ao país e aos meus eleitores em particular as razões que me levaram a abraçar uma nova legenda partidária, o Podemos.

Em um mundo em constantes transformações e de inúmeras distrações, creio ser necessário a todos desenvolver a capacidade de compreender as mutações para sermos também agente delas. Mudanças são necessárias, muitas vezes inevitáveis, mas nunca devemos nos esquecer quem somos nem de onde viemos.

Nunca confundamos mudanças com perdas. A vida quer da gente apenas coragem, como dizia o escritor Guimarães Rosa (1900-1967). E foi com esse espírito que decidi ingressar no partido cujas bandeiras melhor dialogam com aquilo que acredito e defendo.

Transparência, respeito ao dinheiro público, combate implacável à corrupção, participação da sociedade nas grandes decisões nacionais, enfim, tudo aquilo que me parece urgente.

Quando, há dois anos, deixei o PDT, o fiz em benefício de minha consciência. Foi uma resposta à iminente ameaça de expulsão do partido por ter votado pela fixação de um limite dos gastos da União para restaurar a confiança nas finanças públicas e pelo afastamento da presidente Dilma.

Desta vez, busquei uma nova maneira de caminhar para continuar no mesmo rumo. Infelizmente, não havia na bancada do PSD no Senado confluência de ideias sobre temas centrais, como o fim do voto secreto para a escolha da Mesa Diretora. Assim, me desliguei do partido e me filei ao Podemos, com o qual me alinho com as suas propostas.

Cedi ao convite há muito formulado pelo colega Alvaro Dias (Pode-PR) para fazer parte de um grupo comprometido com as mudanças clamadas pelas ruas e pelas urnas. Com bem justifica o nosso slogan, “juntos podemos mudar o Brasil”. Sim, podemos fazer, podemos enfrentar os desafios.

Lasier Martins/Senador pelo Pode-RS

Artigo do Senador Lasier Martins publicado no portal Jornal Ibiá, do Rio Grande do Sul 

A recente tragédia de Brumadinho, pouco mais de três anos após a ocorrida na também mineira Mariana, evidenciou a falta de responsabilidade com o meio ambiente e a fragilidade da legislação, da fiscalização e da aplicação de sanções pelas autoridades. As cenas trágicas desses tsunamis de lama também revelaram a pouca atenção dada a um setor primordial para o Brasil e para o Rio Grande do Sul e que reserva enormes oportunidades na geração de riquezas e de empregos.
Como presidente da Comissão do Congresso que criou a Agência Nacional de Mineração (ANM), tive a chance de sondar estes empreendimentos, que carecem de investimentos em segurança, tecnologias de ponta, reparos ambientais e controle dos desvios de minérios.

Diante da expressiva importância do complexo mineral para o desenvolvimento econômico do Brasil, é passada a hora de, unindo recursos estatais e privados, abrir novas frentes de exploração. Hoje, o potencial geológico do solo brasileiro é superior ao de vários países que se destacam internacionalmente por sua produção mineral. Contudo, a riqueza gerada pelo nosso país com a atividade é pequena.
O Brasil precisa explorar imediatamente novas jazidas, como as das chamadas terras raras, muito demandadas pela indústria de eletrônicos, para diversificar a sua pauta de exportações ainda concentrada em minério de ferro e soja. Ao tratar com visão responsável recursos estratégicos disponíveis aos brasileiros, como nióbio e grafeno, estaremos conectados às próximas etapas do progresso mundial.
Tenho defendido que o futuro do país está no subsolo, onde há abundantes riquezas que ninguém no mundo tem igual. São cerca de 80 tipos de minerais pouco aproveitados e até mesmo desviados. Com marco legal adequado e instituições firmes, teremos condições de dar um salto.
No Rio Grande do Sul, a extração mineral também é a janela para um futuro melhor, servindo de instrumento de desenvolvimento. Com abordagem moderna e justa, a matriz econômica estadual e sobretudo o comércio externo têm muito a ganhar com a mineração.
Aliar esta atividade econômica com tecnologia já existente para redução do impacto ambiental é uma receita eficaz contra o empobrecimento do Rio Grande. Exemplo para isso são as jazidas de nitrogênio, fósforo e potássio, que se encontram no território gaúcho e que podem substituir pesadas importações de adubos voltadas à agricultura.

Lasier Martins/Senador pelo Podemos/RS