Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Desenvolvimento regional é tema de evento entre Coredes, BRDE e SAAM

Tamanho da letra A+ A-
A promoção de desenvolvimento regionalizado é um dos focos da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios

Com o intuito de buscar parcerias e aproximar o Estado dos municípios, o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), Rodrigo Lorenzoni, participou nesta terça-feira (26), da Oficina de Análise e Seleção de Financiamentos com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), promovida pelo Fórum dos Coredes do Rio Grande do Sul, em Taquara. 

O evento, que reuniu prefeitos, vereadores e empresários da região do Vale do Paranhana e Encosta da Serra, expôs negócios na linha de financiamento para promover o desenvolvimento regional e, também, possibilitou uma análise prévia de propostas e encaminhamentos de projetos. 


Para o secretário Rodrigo Lorenzoni, esta é uma ótima oportunidade para impulsionar um dos principais temas do governo: a regionalização. “Os Coredes estão trabalhando com eficiência no alinhamento de ações na ponta”, ressaltou. “Precisamos atuar  em conjunto na necessidade de promover o desenvolvimento do estado. Lado a lado com os municípios, Coredes e BRDE podemos entender e conhecer possibilidades, para construir o melhor para o Rio Grande”. 

O diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, falou sobre os projetos dos 10 municípios da região e afirmou que serão analisados e possivelmente financiados. “Apoiamos iniciativas que visam à geração de emprego e renda. Entendemos que dessa forma é possível agregar benefícios econômicos e sociais para a Região Sul do Brasil”, afirmou. 

A promoção de desenvolvimento regionalizado é um dos focos da SAAM, que além de atuar no planejamento de projetos junto às cidades, também auxilia na captação de recursos para impulsionar a economia. Dessa forma, Rodrigo Lorenzoni colocou a secretaria totalmente à disposição dos presentes para ajudar no fomento dessas áreas. 

As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) também estão na organização da oficina. Participou do evento o  diretor do Departamento de Gestão Estratégica Governamental, representando a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica,  Teonas Baumhardt. 

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Foto: Claucia Ferreira/Faccat