Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Congresso tem iluminação especial por Ação de Conscientização “Março em Cores”. E mais:Visitação ao Congresso estará fechada durante o Carnaval

Tamanho da letra A+ A-
Para visitas agendadas pela página do programa de visitação, o funcionamento voltará ao normal no dia 7 de março. Já as visitas espontâneas, sem marcação, serão retomadas na sexta-feira (8), com grupos saindo a cada meia hora, das 9h às 17h30

Com o objetivo de marcar o início da campanha de conscientização sobre o câncer de cólon, o Congresso Nacional será iluminado, a partir do dia 05 de março, nas cores amarelo e lilás na parte correspondente ao Senado, e azul e verde, na parte da Câmara dos Deputados.

O pedido da iluminação especial foi feito pela presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, por ocasião da Ação de Conscientização “Março em Cores”. A iluminação será entre 05 e 24 de março, segundo a Assessoria de Qualidade de Atendimento e Logística (Asqualog).

Câncer de cólon

Com o processo de desenvolvimento do Brasil, este câncer se tornou mais incidente, por estarem relacionados a hábitos de vida, provavelmente, ligados à uma má alimentação, com menos fibras e mais gordura na dieta, além do aumento do sedentarismo.

O câncer de cólon abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto, sendo um dos tipos de câncer mais incidentes no mundo. É tratável e curável na maioria dos casos detectada precocemente. 70% dos cânceres aparecem no reto.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima um aumento de 17.380 novos casos de câncer de cólon e reto em homens e 18.980 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 16,83 casos novos a cada 100 mil homens e 17,90 para cada 100 mil mulheres. É o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres

Além disso, esse tipo de câncer é responsável por mais de 15 mil vítimas anualmente no Brasil. O câncer de cólon pode ser detectado precocemente realizando dois exames: pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. Pessoas com mais de 50 anos devem se submeter anualmente à pesquisa de sangue oculto nas fezes. Caso o resultado seja positivo, é recomendada a colonoscopia.

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Jonas Pereira/AS

Visitação ao Congresso estará fechada durante o Carnaval

Interrupção do serviço ocorrerá por causa do cheiro de cola provocado pela troca do carpe do Salão Verde e das Galerias do Plenário da Câmara dos Deputados

A visitação institucional ao Congresso Nacional ficará fechada do próximo sábado (2) de Carnaval até 6 de março, na quarta-feira de cinzas. A interrupção temporária do serviço ocorrerá por conta do trabalho de troca do carpete do Salão Verde e das Galerias do Plenário da Câmara dos Deputados.

A realização do procedimento inviabiliza a presença de visitantes devido ao forte cheiro de cola, perceptível em áreas comuns como o Salão Negro do Congresso e mesmo nas Galerias do Plenário do Senado. Haverá ainda um trabalho de limpeza no carpete do Salão Azul do Senado, o que também impedirá o trânsito de pessoas pelo espaço.

O coordenador de Visitação Institucional do Senado, Tadeu Sposito do Amaral, explica que as manutenções programadas interferem em todo o percurso da visita guiada e, por isso, a suspensão do serviço durante esse período é essencial.

— Sentimos por termos que fechar o tour justamente em um momento em que muitos turistas visitam Brasília, mas entendemos que as intervenções são importantes para a conservação do prédio. É natural que obras e reparos ocorram nessas ocasiões, já que não há trabalho legislativo, atividade-fim do parlamento — ressaltou o coordenador.

O serviço

Para visitas agendadas pela página do programa de visitação, o funcionamento voltará ao normal no dia 7 de março.  Já as visitas espontâneas, sem marcação, serão retomadas na sexta-feira (8), com grupos saindo a cada meia hora, das 9h às 17h30.

Durante o roteiro, que tem duração aproximada de 50 minutos, o visitante conhece os principais salões do Palácio e os Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os grupos saem a cada meia hora, a partir do Salão Negro, e são guiados por monitores. O acesso se dá pela rampa principal do Congresso Nacional. O programa de visitação é organizado conjuntamente pelas equipes de relações públicas da Câmara e do Senado.

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Antônio Pinheiro/Núcleo da Intranet