Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Vindima é opção para quem gosta de viajar no Carnaval

Tamanho da letra A+ A-
Se é a maior festa do Brasil, capaz de parar o país por quatro dias, o Carnaval também é o período em que muitas famílias preferem descansar, fugir do barulho e se isolar em locais mais tranquilos

Se é a maior festa do Brasil, capaz de parar o país por quatro dias, o Carnaval também é o período em que muitas famílias preferem descansar, fugir do barulho e se isolar em locais mais tranquilos. Para quem tem esse perfil, a 6ª Vindima de Altitude, que começa nesta sexta-feira, dia 1º de março, em São Joaquim, é uma ótima opção. A festa que marca o início da colheita da uva e da produção de vinhos e espumantes em Santa Catarina vai até o final do mês e oferece degustações, passeios nas vinícolas, almoços e jantares harmonizados e atrações culturais.

A abertura oficial, às 19h de sexta-feira, na praça Cezário Amarante, em São Joaquim, terá exposição e degustação paga dos produtos e apresentação gratuita de um quarteto de cordas. No sábado, dia 2, além do estande das vinícolas (das 18h às 22h), haverá atrações musicais, dança tradicionalista e balé, a partir das 15h. A programação de domingo, dia 3, vai das 15h às 19h, no mesmo local, com variações apenas nos grupos e artistas que vão se apresentar. Cada uma das 14 vinícolas que participam da Vindima 2019 elaborou uma programação especial para o mês de março, podendo receber os clientes a partir de visitas previamente agendadas.

O presidente da associação Vinhos de Altitude e Produtores Associados, José Eduardo Bassetti, diz que a safra deste ano, com a colheita estimada de cerca de 1,1 milhão de quilos de uvas viníferas, “é excelente”. O clima foi perfeito, especialmente na fase final de maturação da fruta, o que anima ainda mais os produtores. “Poderemos ter uma safra cheia, como aconteceu em 2017”, afirma o produtor, que é proprietário da vinícola Villaggio Bassetti. A produção da nova safra deve chegar a 1 milhão de garrafas.

Clima e solo perfeitos

A Vindima 2019 reúne as vinícolas Abreu Garcia, D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Serra do Sol, Thera, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo e Pericó, localizadas nos municípios de São Joaquim, Campo Belo do Sul, Urubici e Bom Retiro. Além das vinícolas, a região conta com pousadas para todos os gostos e bolsos, restaurantes, cafés e hotéis. Os vinhos de Altitude levam esse nome por serem produzidos no topo de uma cadeia de montanhas, terreno propício ao cultivo graças às características do clima e solo.

A 6ª Vindima é organizada pela Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados, realizada via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Zabot, Engie, Lamar Super Center e Oxford, apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, BRDE, SESC, Santur, Boccati, Aproserra, IFSC, Governo de Santa Catarina, Sebrae, Terroir Villaggio e Souza Cruz, e viabilizado pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal.

Artur Hugen com GS Comunica/Agência São Joaquim Online/Fotos: Reprodução

Confira a programação, acesse: https://www.vindimadealtitude.com.br