Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Mulher, mais do que um dia. E, Mais no Paraná extensa programação valoriza a mulher

Tamanho da letra A+ A-
Cultura terá programação em homenagem ao Mês das Mulheres no Paraná

O 8 de março é muito especial. Marca o Dia Internacional da Mulher. Porém, é um alguém que deve ser valorizada sempre, todos os dias da vida. Um ser único. Costumo dizer que são deusas vestidas de gente, um carinho singular para quem os espaços da igualdade em todos os sentidos.

As agressões desmedidas contra muitas delas, ainda refletem o quanto há discriminação machista por parte de homens sem consciência. Agridem, e matam, engrossando as estatísticas dos feminicídios. Um problema que precisa constantemente ser combatido.

Nossas mulheres precisam do respeito, do reconhecimento, da valorização. Que este dia 8 de março não fique apenas na simbologia do que elas representam. Mas um reforço pela dignidade humana. Do real valor de um ser grandioso, e que merece ser tratado como igual perante as leis, e resguardado por seus direitos de viver plenamente, feliz e cercada de amor.

Meus parabéns a todas!

Artur Hugen, com Paulo Chagas/Foto: Divulgação

Cultura terá programação em homenagem ao Mês das Mulheres no Paraná

Artistas plásticas, cineastas, escritoras, fotógrafas, dançarinas, ceramistas, artesãs. A programação do Mês das Mulheres da Secretaria de Estado da Cultura destaca trabalhos importantes de mulheres protagonistas das artes no Paraná.

Do pioneirismo da pintora Íria Correia em meados do século XIX à arte contemporânea da artista Geórgia Kyriakakis. Do olhar sensível da fotógrafa Adriana Andrade ao trabalho do coletivo de multiartistas negras Ero Ere.

“A programação busca retratar a mulher não apenas como tema, mas, principalmente, como agente cultural, criadora e responsável por suas próprias narrativas”, diz a diretora de cultura da Secretaria, Luciana Casagrande Pereira.

A mostra de filmes Cinema de Mulheres dá início à programação e marca a abertura oficial do evento nesta sexta-feira (08), às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) com exibição de O espelho de Ana, de Jessica Candal, e do curta Lírion, de Camila Macedo. Durante todo o mês serão exibidas obras nacionais e estrangeiras dirigidas por cineastas mulheres, sempre terças e quintas, às 15h, no miniauditório do museu.

Ainda no dia 8 de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) conduz uma visita mediada pela exposição Luz = Matéria, que reúne cerca de 200 obras de artistas do acervo. O percurso será realizado por obras de artistas mulheres que estão na mostra. No mesmo dia ocorre uma oficina de autorretrato em stêncil chamada Tenho a mim mesma. As atividades serão conduzidas pelo Educativo do MON.

No dia 12 (terça-feira), às 10h, o Museu do Expedicionário abre a exposição fotográfica Sobre Vivências: um olhar feminino sobre o Haiti, da jornalista Adriana Andrade.

Os figurinos de personagens femininas marcantes que passaram pelo Teatro Guaíra, como a Julieta, de Romeu e Julieta; Beatriz e Lily Braun, de O Grande Circo Místico; e a pequena Clara de O Quebra-Nozes compõem a mostra do Centro Cultural Teatro Guaíra que ocorre de 12 a 24 de março. A exposição fica aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 17h, com visitas guiadas em dois horários: 10h30 e 15h30.

O Museu Paranaense (MP) inaugura no dia 27, às 19h, mostra com obras da precursora das artes no Paraná, a parnanguara Íria Correia, que fez sua carreira artística em meados do século XIX. Ainda no MP, a exposição Ero Ere: Artistas Negras propõe a valorização da arte e seu vínculo ideológico, afetivo e ancestral em diferentes técnicas; a exposição permanece até o dia 31 de março.

No dia 28 (quinta-feira), às 19h, o Centro Juvenil de Artes Plásticas apresentou desenhos e pinturas de crianças e adolescentes em situação de rua, fruto do trabalho da ONG Transforme Sorrisos.

Em A Razão da Paisagem, a artista Geórgia Kyriakakis apresenta uma instalação com mesas suspensas que desnorteiam o centro de gravidade aliada a um conjunto de fotografias que demarca a ação do vento em árvores. A mostra está em cartaz até o dia 31 de março no Museu Casa Alfredo Andersen.

A Biblioteca Pública do Paraná distribui, no mês de março, marcadores de livros com imagens de três grandes escritoras: Ana Cristina César, Helena Kolody e Virginia Woolf.

O encerramento do Mês das Mulheres será no dia 30 de março, às 11h, com a abertura de uma exposição em homenagem à historiadora e crítica de arte Adalice Araújo reunindo material de arquivo e pesquisa do MAC-PR, além de obras relacionadas à sua produção crítica. A mostra será no hall da Secretaria de Estado da Cultura.

Artur Hugen, com AEN/AEN/Pr/Foto: Iria Correa/Divulgação SECC

Confira a programação completa dos espaços:

Mês das Mulheres

8 de março:15h | Visita mediada pelas obras das artistas mulheres da exposição “Luz=Matéria”; MON: 16h | Oficina “Tenho a mim mesma”.Técnica: autorretrato em stêncil; MON: 19h | Abertura oficial do Mês | Cinema de Mulheres; Exibição dos filmes “O Espelho de Ana” (43’, 2011, Curitiba), de Jessica Candal, e “Lírion” (15', 2018, Curitiba), de Camila Macedo. A sessão será seguida de debate com as realizadoras.

Mis-PR

12 de março: 10h | Abertura da exposição “Sobre Vivências: um olhar feminino sobre o Haiti”, da jornalista Adriana Andrade.

MEXP: 15h | Exibição do filme “O mundo é culpado”, de Ida Lupino (85’, 1950, EUA); Mis-PR: 12 a 24 de março; Exposição dos figurinos das personagens femininas que passaram pelo Guaíra, como a Julieta, de Romeu e Julieta; Beatriz e Lily Braun, de O Grande Circo Místico; e a pequena Clara de O Quebra-Nozes. De terça a sexta-feira, às 10h30 e 15h30 haverá visita guiada à mostra.

Teatro Guaíra: 14 de março; 15h | Cinema de Mulheres; Exibição do filme “Floresta dos Lamentos”, de Naomi Kawase (97’, 2008, Japão);

Mis-PR; 19 de março; 15h | Cinema de Mulheres:Exibição do filme “Retrato de Uma Mulher”, de Jane Campion (144’, 1996, Nova Zelândia)

Mis-PR: 21 de março; 15h | Cinema de Mulheres; Exibição do filme “A Sorridente Madame Beudet”, de Germaine Dulac (54’ 1922, França)

Mis-PR: 26 de março:15h | Cinema de Mulheres:Exibição do filme “20 dedos”, de Mania Akbari (71’, 2004, Irã);

MIS-PR: 27 de março: 19h:Abertura da exposição com obras da pintora Íria Correia, artista paranaense do século XIX.

MP: 28 de março; 15h | Cinema de Mulheres; Exibição do filme “O Touro”, de Larissa Figueiredo (78’, 2015, Brasil);

Mis-PR:19h: Abertura da exposição “Transforme Sorrisos”, com obras de crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, em situação de rua, atendidas pela ONG Transforme Sorrisos.

CJAP: 30 de março: 11h | Encerramento do Mês/Crítica de Arte no Paraná – uma homenagem a Adalice Araújo: Abertura de exposição em homenagem à historiadora e crítica de arte Adalice Araújo com material do arquivo de pesquisa do MAC-PR e obras relacionadas à sua produção crítica.

Hall da SEEC: Até 30 de março: Distribuição gratuita de marcadores de livro das escritoras Ana Cristina César, Helena Kolody e Virginia Woolf.

BPP: Até 31 de março: Exposição “Ero Ere: artistas negras”. Com obras de Claudia Lara, Elis Brasil, Fernanda Castro, Kênia Cristina, Lana Furtado, Lourdes Duarte e Walkyria Novais, que formam o Ero Ere, um coletivo que trabalha com diferentes técnicas a valorização da arte e seu vínculo ideológico, afetivo e ancestral.

MP: Exposição “A Razão da Paisagem” de Geórgia Kyriakakis. Instalação com mesas suspensas que desnorteiam o centro de gravidade com um conjunto de fotografias que demarca a ação do vento em árvores.

MCAA

Serviço: Mês das Mulheres: De 8 a 31 de março de 2019/ Biblioteca Pública do Paraná: Rua Cândido Lopes, 133 | Curitiba-PR/41 3221-4900 |www.bpp.pr.gov.br Entrada gratuita/Centro Cultural Teatro Guaíra;Rua Conselheiro Laurindo, s/nº | Curitiba-PR: Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos finais de semana e à noite, nos dias de evento no teatro. 41 3304-7914 |www.teatroguaira.pr.gov.br/Entrada gratuita

Centro Juvenil de Artes Plásticas: Rua Mateus Leme, 56 | Curitiba-PRVisitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. 41 3323-5643 | www.cjap.seec.pr.gov.br/ Entrada gratuita

Museu Casa Alfredo Andersen: Rua Mateus Leme, 336 | Curitiba-PR Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. 41 3222-8262 | www.mcaa.pr.gov.br/ Entrada gratuita

Museu do Expedicionário/Rua Comendador Macedo, 655 | Curitiba-PRVisitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. 41 3362-8231 | www.museudoexpedicionario.5rm.eb.mil.br/Entrada gratuita