Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Leandro Serpa traz mostra sobre monotipia ao Espaço Cultural BRDE

Tamanho da letra A+ A-
Exposição baseia-se nas pesquisas do artista sobre a monotipia e tem como referência a obra de Carlos Vergara e Daniel Senise

O artista visual catarinense Leandro Serpa é também um investigador. Sua mais recente mostra “A presença da Matéria” contempla obras produzidas entre os anos de 2014 e 2018, como parte da pesquisa que realiza com a monotipia desde 2007.

Durante sua pesquisa para o Mestrado em Artes Visuais na Universidade de Santa Catarina, UDESC, Leandro aproximou-se da obra dos artistas Carlos Vergara e Daniel Senise. O contato rendeu entrevistas e visitas a seus ateliers no Rio de Janeiro e uma aproximação também com a interlocução entre a pintura, a xilogravura e a monotipia.

“A investigação poética que realizei a partir da imersão nas obras destes artistas, relevantes para a arte nacional, levaram-me para um campo de aproximação entre a pintura e a monotipia. Preocupado com a busca de uma marca e uma cor própria, passo a investigar pigmentos e tingidores naturais. Isso mudou a minha forma de criar e atuar como artista.”

A atual série, concluída em 2018, é o início de um processo que o artista pretende aprofundar visando a busca de uma particularidade de cor e textura que se manifestam na pesquisa de materiais naturais e alternativos ao meio da arte. As 22 obras da série ‘A Presença da Matéria’ pretendem aproximar o artista de seu tempo, de sua matéria e a arte de seu público, construindo uma relação de proximidade, afeto e tato. “São marcas que possam ser percebidas pelo olho, mas também pelo olfato e pelo intelecto”, afirma.

Artur Hugen, com Elisabete Francio Strapazzon/AI/BRDE/Fotos: Divulgação

A exposição abre hoje 12 de março  e segue até 29 de março).

Serviço:

Exposição: A presença da matéria

Artista: Leandro Serpa

Abertura: 12 de Março (3ª feira) das 19h às 22h

Visitação: de 13 a 29 de Março de 2019