Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Começa o 45º Festival Internacional de Folclore

Tamanho da letra A+ A-
Festival vai até 30 de julho em Nova Petropolis

Nova Petrópolis é referência em cultura no País. O Festival Internacional de Folclore, evento que iniciou evidenciando a cultura local, e chega a sua 45ª edição como um dos principais atrativos culturais da Serra Gaúcha, tem expressiva contribuição.

De 14 a 30 de julho de 2017, Nova Petrópolis será o reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos. “Nossa bandeira é a diversidade” é a temática dos 45 anos de evento.

A abertura oficial do maior evento cultural da Serra Gaúcha é nesta sexta-feira, 14 de julho, às 19h, no palco da Rua Coberta. A cerimônia terá o Acendimento da Chama Folclórica e a exibição do espetáculo “Folcloristas, Histórias do Festival”. Um espetáculo emocionante, que reunirá canto, dança, teatro e vídeodocumentário, contando a história dos folcloristas que defenderam, ensinaram e partilharam seus conhecimentos e deram origem aos grupos folclóricos de Nova Petrópolis. A comissão organizadora do 45º Festival Internacional de Folclore reserva muitas surpresas para este momento que dará início oficial ao evento.

A programação será intensa desde o primeiro dia. No sábado, 15 de julho, destaque para as apresentações dos grupos folclóricos no palco da Rua Coberta, a partir das 10h30min; para os Jogos Germânicos – Debulhar o Milho, às 14h; para o Desfile de Integração, às 15h; para as apresentações no Parque Aldeia do Imigrante, às 11h e às 14h; e para o Welt Bier Fest – Festa das Cervejas do Mundo, na Sociedade da Linha Brasil, às 19h. Domingo, dia 16, a programação terá continuidade com a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, um momento de reflexão na Rua Coberta, às 09h; após, as programações artísticas tomam conta do palco; às 14h, destaque para a prova de Chopp em Metro nos Jogos Germânicos. Durante 17 dias, Nova Petrópolis vive a diversidade cultural, com programação diária.

Para a edição de 2017, o Festival Internacional de Folclore conta com nove grupos folclóricos internacionais, sete nacionais, sete regionais e 23 grupos locais confirmados. Os visitantes terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como Polônia, Colômbia, México, Alemanha, Chile, Paraguai e Argentina, além dos Estados brasileiros de Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia.

Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 45º Festival Internacional de Folclore contará ainda com desfiles de integração; o baile infantil; os tradicionais jogos germânicos, tais como, chopp em metro, arremesso de chopp, serrar o tronco, cabo de força e debulhar o milho; as Noites Culturais, que levam a diversidade do festival às mais distantes localidades do Município; as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade; o espetáculo “Folcloristas: Histórias do Festival”; entre outras atrações.

Mais de 20 estandes com artesanato das mais diversas nacionalidades também serão um atrativo aos visitantes do 45º Festival Internacional de Folclore. A gastronomia também estará presente no evento. Como atividades paralelas, as Panelas da Diversidade, oficinas de gastronomia; Mãos da Diversidade, oficinas de artesanato; Jogos da Diversidade, jogos germânicos com os grupos participantes do evento e as Oficinas Técnicas de Dança, oficinas de dança para grupos participantes.

Nova Petrópolis vai mostrar toda sua força cultural, em harmonia com culturas do mundo todo, em um grande evento de integração. Com o tema “A diversidade é o que nos une”, a cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo está pronta para receber dançarinos, músicos, artesãos e apreciadores das culturas de todos os povos em 17 dias de intensa programação. A comissão organizadora espera receber mais de 100 mil pessoas ao longo do evento.

O 45º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento, que integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, conta com apoio de Rota Romântica, Banco do Brasil, Vértice Licenciamento e Gestão Ambiental e PD Eventos. É financiado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Pró-Cultura RS. O festival conta com o patrocínio de Piá, Dakota, Banrisul, Suibom, Sicredi e Brombatti.

Confira a programação completa do evento, acesse: http://www.festivaldefolclore.com.br/programacao.php.

Para mais informações e fotos, acesse:

 www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.

Artur Hugen, com informações de Rozangela Allves/O Melhor do Sul/Fotos: Mauro Stoffel/Divulgação