Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

O que comemorar no Dia Mundial da Água?, questiona Julia Fonteles

Tamanho da letra A+ A-
Crianças vão buscar água durante período de seca na Índia

Passados 27 anos da Conferência Rio 92, quando 22 de março passou a ser considerado Dia Mundial da Água, a ONU adotou para este ano o lema “ninguém fica para trás”, (leave no one behind). O lema é referência ao 6º objetivo sustentável da ONU, que estabelece a meta de garantir água potável e suficiente para todos até 2030.

Mais do que preocupação com o abastecimento, o objetivo faz uma relação entre o acesso à água limpa e o nível socioeconômico das comunidades –estudos mostram que quanto mais difícil, mais carentes são.

A falta de água já era bastante observada em áreas rurais dos países de economias subdesenvolvidas. A situação tem se agravado nos últimos anos e cada vez mais países têm enfrentado crises hídricas.

A capital das Filipinas, Manila, está passando por uma dessas crises. Várias áreas rurais e a região central da cidade enfrentam desabastecimento. Por conta da falta de chuva, a reserva que abastece a cidade, La Mesa, tem níveis insuficiente de água. A seca e a ausência de planejamento são os fatores principais que agravam a situação na ilha. Durante a semana, a crise provocou caos nas ruas. Estabelecimentos e lojas foram afetados e hospitais só atendiam em casos de emergência.

Cape Town, na África do Sul, passou por uma situação parecida em 2018. Ao observar que os níveis de água estavam muito abaixo da média, o governo começou uma campanha agressiva de racionamento. Chegou-se a cogitar um eventual “dia zero”. Em razão dos baixos níveis das reservas, o abastecimento seria totalmente suspenso, forçando a população a buscar por água em pontos de coleta.

O estado de alerta fez com que as pessoas se conscientizassem do problema. O uso diário por pessoa foi restrito a 50 litros  e todas as casas que ultrapassassem esse limite teriam a água cortada e seriam multadas.

A raiz do problema da falta de água está diretamente associada aos efeitos da mudança climática e ao crescimento da população. As Filipinas e o Brasil são países afetados pelo El Niño, fenômeno climático de escala global que altera padrões de precipitação e a temperatura dos oceanos, causando períodos de grandes secas ou chuvas intensas imprevisíveis.

Esse fenômeno é causado pelo aumento da temperatura da superfície das águas, ampliando as chances de furacões e enchentes e, ao mesmo tempo, podem instigar períodos de grandes secas. Além do impacto social, os efeitos econômicos são devastadores.

Embora a conscientização do uso da água seja importante, é essencial que países adotem medidas mais severas e estruturais para diminuir a emissão de GEE e estabilizar o ciclo da água. O objetivo da ONU de universalização do fornecimento de água limpa e potável para todos até 2030 é extremamente ambicioso e, por enquanto, irreal.

Assim como as consequências da falta de água envolvem diferentes setores da economia, a solução também requer uma mudança que vai além da ideia de tomar banhos mais curtos. Cortar a emissão de GEE é a solução que irá reverter os danos causados pelas alterações dos padrões de água e realmente garantir que ninguém fique para trás.

Artur Hugen, com Poder 360/Foto: Reprodução