Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Em meio a rumores de greve, Petrobras anuncia mudança nos reajustes do diesel

Tamanho da letra A+ A-
Lançará “cartão caminhoneiro”

Em meio a rumores de uma nova greve dos caminhoneiros, a Petrobras anunciou uma nova mudança na política de preços do diesel nas refinarias. Segundo comunicado da empresa, o intervalo dos reajustes do combustível nas refinarias será de, no mínimo, 15 dias. A alteração foi aprovada pela companhia da estatal nessa segunda- feira (25).

A redução no preço dos combustíveis ainda é a principal reivindicação dos caminhoneiros brasileiros, de acordo com levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgado em janeiro. Do total de entrevistas, 51,3% consideram essa demanda como a mais urgente da categoria.

As oscilações no preço do diesel foram o principal motivo da paralisação dos caminheiros em maio de 2018. Desde julho de 2017, a Petrobras reajustava os combustíveis de acordo com as cotações de câmbio e do barril do petróleo no mercado internacional.

Para pôr fim à paralisação, o governo tomou uma série de medidas –entre elas, a subvenção do preço do diesel, que venceu no fim de dezembro, e o tabelamento do frete rodoviário, ainda em vigor.

Em dezembro de 2018, véspera do fim da política de subsídio, a Petrobras anunciou adoção do mecanismo de hedge, que permite à companhia manter o preço do diesel nas refinarias por até sete dias em momentos de volatilidade no mercado internacional.

A empresa afirmou manterá esse mecanismo e que os reajustes continuarão acompanhando os preços internacionais. De acordo com o comunicado, a prática evita práticas que poderiam caracterizar o exercício de poder de monopólio, já que possui 98% da capacidade de refino do Brasil.

“Vale notar que pesquisa abrangendo 163 países revela que o preço do diesel ao consumidor final no Brasil é 18% inferior à média global e ocupa a 57º posição, sendo, portanto, inferior aos preços observados em 106 países.”

Lançamento do Cartão Amarelo

Em paralelo, Petrobras anunciou a implementação de um “cartão caminhoneiro”.  A BR Distribuidora lançará, em 90 dias, um cartão de pagamentos que viabilizará a compra por caminhoneiros de litros de diesel a preço fixo nos postos com a bandeira BR.

“O Cartão Caminhoneiro servirá como uma opção de proteção da volatilidade de preços, garantindo assim a estabilidade durante a realização de viagens”, diz a nota oficial.

Artur Hugen, com Marlla Sabino/Poder 360/Foto: Marcela Camargo/Agência Brasil