Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Porto de Imbituba participa de reunião com comissão nacional de portos em Brasília

Tamanho da letra A+ A-
A reunião foi coordenada conta de Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura

Gestores do Porto de Imbituba estiveram em Brasília nesta terça-feira, 26, onde participaram da 13ª reunião da Comissão Nacional de Autoridades dos Portos (Conaportos), coordenada pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura. O fórum voltou a se reunir após dois anos sem atividades.

A proposta é integrar as atividades desempenhadas por órgãos e entidades públicas nos portos, além de visar à aproximação dos profissionais do setor portuário. A SCPar Porto de Imbituba esteve representada pelo diretor-presidente, Jamazi Alfredo Ziegler; o diretor jurídico, Roberto Luís Figueiredo dos Santos Júnior, e também o administrativo portuário, Murilo da Silva Medeiros.

A reunião foi coordenada conta de Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, seguida pela palestra de Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários. Sampaio reforçou a importância do Conselho e disse que o governo vai manter a eficácia do diálogo ativo e permanente com o setor. “A Conaportos traz de volta a possibilidade de promover a integração de informações, e isso acaba sendo um ótimo instrumento para o Governo Federal receber as demandas do setor com o foco na desburocratização”,afirmou o secretário-executivo. Já Piloni explicou as competências, o funcionamento e a estruturação dos comitês técnicos da Conaportos.

A comissão passa a se reunir trimestralmente, o que vai dar ao fórum a oportunidade para que, periodicamente, seja feita uma avaliação da melhoria das atividades e da prestação dos serviços nos portos. “A Conaportos deve direcionar seu olhar à economia e à resultados que visem a otimização, a flexibilização e a desburocratização do setor portuário brasileiro”, explicou Piloni.

Ao longo da manhã, também foram apresentadas as demandas do setor portuário e os novos representantes da Conaportos tomaram posse. A Conaportos decidiu sobre os Comitês Temáticos, responsáveis por fornecer informações e auxiliar na deliberação da Comissão. Ficaram mantidos os Comitês Técnicos de Integração de Sistemas, Modernização Portuária e de Parâmetros de Desempenho. Além disso, foi aprovada a criação do Comitê Técnico de Estímulo à Cabotagem.

À tarde foi a vez da Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), onde o Porto de Imbituba, como um dos associados da entidade, participou da Assembleia Geral Extraordinária. O grupo discutiu o novo modelo tarifário, dragagem, PORTUS (Instituto de Seguridade Social) e assuntos gerais.


Artur Hugen, com Secom/GSC/Foto: Divulgação / SCPar Porto de Imbituba