Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Cultura da goiabeira-serrana

Tamanho da letra A+ A-
A goiabeira serrana é uma cultura nativa do sul do Brasil e de parte do Uruguai, encontra-se muito difundida em países como a Colômbia e na Nova Zelândia, além de outros países do mundo

A Epagri, através da Estação Experimental de São Joaquim , irá realizar o lançamento  do livro sobre a cultura da  goiabeira-serrana no dia 03 de abril.

A goiabeira serrana é uma cultura nativa do sul do Brasil e de parte do Uruguai, encontra-se muito difundida em países como a Colômbia e na Nova Zelândia, além de outros países do mundo.

No Brasil o trabalho de pesquisa iniciou na década de oitenta, desde então trabalhos de melhoramento genético estão sendo desenvolvidos para seleções de materiais nativos e cruzamentos com a finalidade de criação de novas cultivares, neste período foram desenvolvidas quatro cultivares: Alcantâra, Helena, Matos e Nonante, com características próprias e adaptadas às condições edafoclimáticas da região.

A cultura  vêem a cada safra apresentando boas condições de produção,  além de apresentar frutos de boa qualidade com características organolépticas como sabor, aroma e açúcares inigualáveis, frutos bem formados e de bom tamanho, conforme a cultivar.

Nesta livro estão descritos muito conhecimento, informações e  tecnologias disponíveis nos diversos capítulos , desde que bem aplicados   podem garantir produções regulares e frutos de qualidade, subsidiando como material de consulta, professores, técnicos, estudantes,  fruticultores e interessados no assunto.

A goiaba têm um grande potencial de expansão para plantio, pelo fato de ser uma fruta com alto valor nutricional e com apelo mais ecológico,  para produção de frutas in natura ou subprodutos como geleias, sucos, licores, drinques e sorvetes, podendo ser muito usada com outros pratos na gastronomia regional.

Nos últimos anos têm sido muito procurada pelos consumidores, apesar ainda de ser ainda pouco conhecida no Brasil, há um vasto campo para expansão e desenvolvimento da cultura e um bom nicho no mercado brasileiro.

Artur Hugen, com Agência São Joaquim Online/Epagri/Fotos: Divulgação