Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Cachoeira do Sul terá simpósio internacional e abertura da colheita da noz-pecã

Tamanho da letra A+ A-
Fruta é cultivada há mais de 50 anos no estado, especialmente em Anta Gorda e Cachoeira do Sul

Maior produtor brasileiro de noz-pecã, o Rio Grande do Sul vai reunir especialistas de cinco países no 2º Simpósio Sul-Americano de Noz-Pecã. Será em Cachoeira do Sul, dia 11 de abril. No dia seguinte, o município vai ser a sede da 2ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã.

A promoção é da Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com Embrapa Clima Temperado, prefeitura de Cachoeira do Sul e Emater. Pela primeira vez no país, serão apresentados 29 trabalhos científicos sobre a cultura da pecã.

Estão programadas palestras com especialistas do Chile, dos Estados Unidos, da Argentina, do Uruguai e do Brasil, abordando temas como manejo, produtividade, qualidade, mercado e comercialização. Há aumento de demanda pela fruta seca nos mercados interno e externo, além de ser e incorporada a dietas por ser considerada um alimento com qualidades nutracêuticas (alimentos que promovem efeito benéfico no organismo, retardando ou impedindo o aparecimento de doenças crônicas e, principalmente o envelhecimento).

A noz-pecã é cultivada há mais de 50 anos no Rio Grande do Sul, especialmente em Anta Gorda e Cachoeira do Sul, os dois principais polos de produção e industrialização do país. Há cerca de seis anos, houve expansão no plantio, que atualmente ocupa cerca de 5 mil hectares e envolve mil pecanicultores.

O evento da abertura da colheita 2019 ocorre dia 12 de abril, às 11h, na sede da Pecanita Agroindustrial, em Cachoeira do Sul.

Pró-Pecã

Para coordenar esse crescimento e atender a pedido do setor, foi criado o Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecanicultura (Pró-Pecã) e a Câmara Setorial da Noz-Pecã, ambos em 2017.

Entre as ações estratégicas, se destacam o incentivo às ações de pesquisa e assistência técnica, visando à disponibilização de informações e tecnologias, apoio e divulgação da produção de mudas de boa qualidade (sanidade e genética), incentivo à promoção dos produtos e ao aumento de renda dos viveiristas, pecanicultores e indústrias beneficiadoras de noz-pecã, promoção de grupos técnicos, eventos e intercâmbios para introdução de novas tecnologias.

Um dos resultados foi o 1º Simpósio Sul-Americanos de Noz-Pecã, realizado em 2018, em Anta Gorda, com mais de 500 participantes.

Artur Hugen, com Secom/GRS/ Foto: Fernando Dias/Seapdr

Serviço:

Palestras

O quê: 2º Simpósio Sul-Americano de Noz-Pecã

Quando: 11 de abril 

Onde: auditório da Ulbra, em Cachoeira do Sul

Inscrições: vagas limitadas pelo site 

Colheita

O quê: 2ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã 

Quando: 12 de abril, às 11h

Onde: Pecanita Agroindustrial, em Cachoeira do Sul