Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Parques temáticos celebram o Dia Nacional da Alegria com programação especial

Tamanho da letra A+ A-
Beto Carrero World: Evento vai promover inclusão e diversão em 20 parques e atrativos do Brasil, que, juntos, receberão 20 mil crianças e adolescentes de entidades filantrópicas

Uma mobilização nacional, com a participação de parques temáticos de todo o Brasil, marca esta quarta-feira (10) com a 12ª edição do Dia Nacional da Alegria. O DNA é celebrado todos os anos, simultaneamente, pelos empreendimentos associados ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra), que organizam uma programação inclusiva e oferecem, além do ingresso, lanche e brincadeiras com muita alegria. A ação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de entidades filantrópicas.

Segundo a coordenadora-geral de Turismo Responsável do MTur, Gabrielle Nunes de Andrade, a data é uma bela demonstração de que o turismo é uma atividade com grande poder de inclusão. "Tanto nas ações sociais como também através da inserção econômica, envolvendo a comunidade na prestação de serviços. O Ministério do Turismo apoia, incentiva e aplaude práticas responsáveis e sustentáveis que tornem a vida das pessoas mais alegre. Esse é um dos importantes papeis do setor de Viagens”, diz.

Parques e associados ao Sindepat e Adibra se organizaram para receber instituições localizadas nas proximidades dos empreendimentos. Para marcar a data, o Beto Carrero World, em Penha (SC), receberá de maneira gratuita mais de 5 mil crianças e adolescentes. É uma forma de oferecer diversão e interação a pessoas que não podem realizar o sonho de visitar um parque temático. “Como a alegria, a felicidade e a fantasia movem o Beto Carrero World, fazemos questão de integrar e elaborar ações para este dia especial”, explica o diretor presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira.

O Dia Nacional da Alegria nasceu como uma homenagem ao empresário Beto Carrero, idealizador do projeto. A programação gratuita é rica na oferta de atrativos e surpresas para encantar os pequenos, um presente valioso com uma experiência inédita para a maioria dos participantes. Com o tema “Conscientizar para preservar o meio ambiente”, a 12ª edição do DNA conta, ainda, com atividades de conscientização sobre a importância da preservação ambiental, estimulando o cuidado com o meio ambiente por meio de ações lúdicas, culturais e artísticas.

Em Rio Quente (GO), o Hot Park vai receber 3 mil crianças e adolescentes de 43 instituições beneficentes de Goiás. “Um dos nossos princípios é ser do bem, e nada melhor do que levar alegria e proporcionar essa experiência fantástica, possibilitando momentos memoráveis a crianças e adolescentes”, afirma o gerente de relações institucionais do Grupo Rio quente, Munir Calaça. Já o Wet´n Wild, em Itupeva (SP) deverá receber 4 mil pessoas, entre crianças de 6 a 12 anos e representantes das entidades participantes.

“É uma experiência única para as crianças e para os demais envolvidos na ação. Impossível não se emocionar com os olhares, sorrisos e alegria ante carrosséis, tirolesas, piscinas de onda, toboáguas e bondinhos”, diz o presidente do Sindepat e do Beach Park, em Aquiraz (CE), Murilo Pascoal. O parque deverá receber cerca de 2 mil crianças.

A experiência acumulada nas onze edições da iniciativa encoraja os idealizadores da ação. “Possibilitar essa emoção ao maior número de pessoas possível nos realiza plenamente”, comenta o presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), Francisco Donatiello Neto.

Os 20 parques e atrações turísticas engajados no 12º DNA são: Alpen Park, AquaRio, Beach Park, Beto Carrero World, Blue Park, Bondinho Pão de Açúcar, Cataratas do Iguaçu, Espaço Diversão, Hot Park, Magic City, Estúdio Mauricio de Sousa, Morenos Park, Paineiras Corcovado, Parque da Mônica, Parks & Games, Playlands, Playcenter Famliy, Parque Unipraias, ShowPlay e Wet´n Wild.

Artur Hugen, com Geraldo Gurgel/Foto: Alessansdra Barchik