Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

MTur leva debate sobre Programa de Regionalização do Turismo ao Tocantins

Tamanho da letra A+ A-
Marco do Centro Geodésico do Brasil, ponto central entre os extremos do País

A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, vai apresentar nesta terça-feira (16), em Palmas (TO), as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), executado em parceria com os estados. O Encontro de Turismo com Gestores Municipais será no Palácio Araguaia, sede do poder executivo do Tocantins.

O evento deve reunir representantes dos 139 municípios tocantinenses, inclusive os que desejam integrar as ações do Programa de Regionalização do Turismo. “Será uma oportunidade de apresentarmos o Mapa do Turismo Brasileiro, que está em processo de atualização até julho, e falarmos dessa importante ferramenta de desenvolvimento do turismo de forma descentralizada, com priorização de recursos e ações do MTur para os municípios que integram as regiões turísticas em cada estado”, explica Ana Carla.

Nas reuniões do PRT + Integrado, o Ministério do Turismo conta com a participação dos interlocutores do PRT nos estados, que têm autonomia para mapear municípios que compõem as regiões turísticas, para onde são direcionados os programas da Pasta. A coordenadora vai abordar os programas de financiamento da infraestrutura e dos serviços turísticos, como Prodetur + Turismo e Fungetur, que são voltados para projetos e empreendimentos turísticos localizados em municípios que participam do Mapa.

“O Programa de Regionalização do Turismo tem se tornado uma importante estratégia de gestão do turismo”, reconhece o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins, Aldison Barros Lyra. Atualmente, o estado conta com 40 cidades que integram as sete regiões turísticas do Tocantins: Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios.

Artur Hugen, com Geraldo Gurgel/Edição: Vanessa Sampaio/Foto: Flávio André/Banco de Imagens MTur Destinos