Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Operações do Imetro/SC fiscalizam comércio de pescados e ovos de chocolate em Santa Catarina

Tamanho da letra A+ A-
“É importante para o desenvolvimento econômico do Estado, garantir uma concorrência comercial justa, transparente e com segurança para os nossos consumidores”, destacou o secretário da SDS, Lucas Esmeraldino.

A época do ano mais repleta de doces se aproxima e as prateleiras dos supermercados se tornam coloridas, com ovos de chocolate, barras, coelhos, caixas de bombons, colombas.

Para conferir se o que mostra na embalagem realmente condiz com o que o consumidor leva pra casa, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, realiza simultaneamente a Operação Páscoa e Operação Semana Santa, que também inclui a fiscalização dos pescados, nas principais regiões do Estado.

“É importante para o desenvolvimento econômico do Estado, garantir uma concorrência comercial justa, transparente e com segurança para os nossos consumidores”, destacou o secretário da SDS, Lucas Esmeraldino.

A ação é realizada nas semanas que antecedem ao feriado religioso por todas as coordenadorias do Instituto: Tubarão, Joinville, Itajaí e Chapecó, e em conjunto com os departamentos de Produtos Pré-Medidos e Fiscalização da Qualidade de Produtos. Segundo o Imetro/SC, ao final da fiscalização, será divulgado um relatório apontando as irregularidades encontradas, bem como, o resultado das Operações.

"O nosso objetivo é garantir que o consumidor pague o preço justo pelo produto que está adquirindo e, no caso de ovos de Páscoa, os fiscais conferem, além do peso, a conformidade de brinquedos que acompanham alguns desses produtos", declarou o presidente do Imetro/SC, Rudinei Luis Floriano.

Os produtos avaliados nos locais passam por uma pesagem prévia e, no caso de apresentarem alguma irregularidade na quantidade declarada da embalagem, são coletados, e periciados em laboratório.

Também é verificada a conformidade dos brindes que podem ser internos ou externos nos ovos e artigos de páscoa. Não internos são verificados a indicação de faixa etária e o aviso de existência de brinquedo, bem como a constatação do Selo de Segurança pelo órgão nacional (Inmetro).

Para mais informações o telefone da ouvidoria do Imetro/SC é 0800 643 5200 ou e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br.

Orientações ao consumidor

O Procon Estadual orienta que os consumidores fiquem atentos aos preços dos ovos de Páscoa e recomenda que sempre façam pesquisa de preços antes de escolher o estabelecimento. Orienta também que o consumidor tome os devidos cuidados no momento da aquisição, observando a validade e a qualidade externa que o produto apresenta.

Os chocolates e doces têm de estar em locais bem acondicionados, distantes, como todo alimento, dos produtos de limpeza e de higiene, e de possíveis fontes de calor. Atenção especial às embalagens, que não podem estar de nenhuma forma danificada ou não dispor de informações básicas, a exemplo da validade e dos componentes do produto.

Pescados

Em relação aos pescados, todo cuidado é pouco. Deve-se avaliar o aspecto externo e interno do peixe. Externamente, brânquias e olhos brilhosos, escamas transparentes e firmes são bom indício da qualidade do peixe. Internamente, a rigidez da cavidade abdominal, a ausência de odor forte, também indicam um bom estado de conservação do pescado. Quando fresco, deve ser consumido o mais breve possível, sendo difícil mantê-lo em bom estado de conservação fora do freezer.

Artur Hugen, com Secom/GSC/Foto: Divulgação / Imetro