Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Representantes de 30 países debatem os direitos do consumidor em Porto Alegre

Tamanho da letra A+ A-
Código de Defesa do consumidor, em braile

Representantes de 30 países estão reunidos, até esta quarta-feira (19), na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), para discutir os direitos do consumidor. A conferência 'Proteção do Consumidor e Desenvolvimento Econômico' comemora os 25 anos da International Association of Consumer Law (Associação Internacional da Lei do Consumidor). Participam estudiosos da área, representantes de organizações de consumidores, gestores públicos e empresários.

Segundo a diretora-executiva do Procon-RS, Maria Elizabeth Pereira, a vantagem de ter tantos países em um mesmo evento é poder trocar experiências. "Assim, podemos avaliar o trabalho que fazemos e melhorar ainda mais o serviço que oferecemos ao cidadão. Mas o nosso Procon já é muito eficiente. Entre 85% e 90% dos casos são resolvidos", disse. Hoje, o Procon tem sede em 84 municípios do Rio Grande do Sul, além de 21 balcões de atendimento.

Para aumentar a integração entre os participantes, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), à qual o Procon é vinculado, doou  30 exemplares do Código de Defesa do Consumidor em braile, um para cada país da conferência. "Hoje, não é possível falar em direito do consumidor sem considerar a inclusão das pessoas", disse a secretária Maria Helena.

Sartori reúne-se com presidente da República em Brasília nesta quarta

O governador José Ivo Sartori viaja nesta quarta-feira (19) a Brasília para se reunir com o presidente Michel Temer. O encontro ocorre às 14h, no Palácio do Planalto.

Participam também da reunião o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, e o líder de governo na Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza.

Artur Hugen, com informações e imagens do GRS