Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Avança projeto que estimula e inova a produção de leite no país

Tamanho da letra A+ A-
Lasier Martins (Podemos –RS)

O senador Lasier Martins (Podemos –RS) apresentou nesta quarta-feira (25), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, relatório favorável ao projeto (PL575/2019) que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de equipamentos e insumos utilizados na produção de leite.

A proposta busca estimular e garantir a inovação no processo de produção desse setor de grande importância para a economia do país e do Rio Grande do Sul (RS), segundo maior produtor de leite do Brasil.

De acordo com o relatório de Lasier, ficam isentos do IPI máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, bem como suas peças de reposição, matérias primas e outros objetos intermediários adquiridos para serem usados na produção leiteira. O benefício, se aprovado o projeto, passará a valer a partir de primeiro de janeiro do próximo ano. Após análise na CRA, a matéria segue para apreciação terminativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), O Brasil teve produção estimada de 33,5 bilhões de litros de leite em 2017, tendo o Rio Grande do Sul figurado como o segundo estado de maior produção (4,6 bi de litros). Os números revelam, no entanto, que o país sofreu uma queda na fabricação de leite nos últimos anos, com uma redução de 4,6%, em relação ao levantamento feito em 2014.

“A proposta garante à pecuária leiteira condições econômicas para buscar a modernização do setor, facilitando a acesso a tecnologias inovadoras e eficientes para essa área. É uma forma de dar aos produtores de leite capacidade para conter a redução de produção e evitar perdas financeiras com impacto negativo para a economia, por exemplo, do Rio Grande”, afirma Lasier

Artur Hugen, com Ascom/Gabeinete: Foto: Divulgação