Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Sul continua sob intenso friiiiio, em toda a região

Tamanho da letra A+ A-
inverno cobre de branco as paisagens da região sulista

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a queda das temperaturas segue gradativamente até a madrugada desta quinta-feira. O fenômeno é causado por um anticiclone, que deve se deslocar para o oceano Atlântico e ir se enfraquecendo no decorrer da semana.

No Paraná temperaturas prosseguem muito baixas

As temperaturas vão continuar abaixo de zero no Centro-Sul, Sudoeste e na Região Metropolitana de Curitiba. Na capital, os termômetros devem ficar próximo de zero, mas neve está descartada.

As marcas negativas passaram a ser registradas na madrugada de terça-feira (18), quando a maioria dos municípios das regiões Oeste, Sudoeste, Sul, Centro e Sul dos Campos Gerais do Estado marcaram temperaturas abaixo de zero. Foram destaques Inácio Martins (-4º), Palotina (-3,2), Pinhão (-3,9º) e São Mateus do Sul (-3º).

Algumas cidades do Paraná registraram formação de neve na madrugada de terça-feira, como foi o caso de Palmas. Em Curitiba, a condição de tempo chuvoso e frio proporcionou durante a madrugada e início da manhã a precipitação por alguns momentos de chuva congelada (minúsculos grãos de gelo que pipocam ao atingir uma superfície e provocam barulho no impacto

Santa Catarina registrou, nesta madrugada -8.8 em Bom Jardim da Serra

As temperaturas na madrugada e amanhecer desta quarta-feira, 19, ficaram abaixo de zero na maior parte de SC. Apenas o Litoral Norte e a Grande Florianópolis Litorânea não registraram temperaturas negativas. Na serra cataqrinense, a temperatura mais baixa no estado foi de -8,8°C, em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul. No dia anterior, os termômetros do mesmo município marcaram -7,4ºC.

A Epagri/Ciram ressalta que a estação meteorológica do famoso Morro da Igreja, também em Bom Jardim da Serra, apontou mínima de 2,4°C. O frio nesta quarta-feira está mais intenso em áreas de baixadas.

Nos próximos dias, o tempo segue firme, com aumento gradativo nas temperaturas. Mesmo assim, os catarinenses e turistas ainda precisarão se proteger do frio especialmente na madrugada e amanhecer.

Há condições de geada nas madrugadas de quinta e sexta-feira. Ainda há previsão de temperatura mínima negativa nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto na madrugada de quinta-feira.

No Rio Grande do Sul oito cidades registraram temperaturas negativas

Ao menos oito cidades gaúchas registraram temperaturas negativas durante esta madrugada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A cidade com menor temperatura foi Serafina Correa, onde os termômetros marcaram -4.2C.

Vacaria, na Serra gaúcha também teve temperaturas negativas, com os termômetros marcando -3,9°C, e Cambará do Sul, onde a mínima foi de -2,4°C. Em Gramado, uma das cidades bem equipadas para receber visitantes os turistas festejam o frio, a gastronomia e as atrações da cidade. 

A massa de ar frio continua a atuar sobre o estado e propiciando a formação de geadas. Durante a tarde, o frio não deve ser tão intenso por causa do predomínio do sol. Porto Alegre, tem registrado baixas temperaturas desde o começo da semana.

Fim de semana – A partir de sexta-feira (21) o frio começa a perder força e o sol deve predominar na maior parte da região. As noites deverão ser de temperaturas mais baixas e as tardes um pouco mais agradáveis. Não há previsão de chuva para os próximos sete dias e o tempo continua segue seco.

Artur Hugen, com informações e imagens dos Governos do PR, SC e RS