Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Davi diz que Homenagem à Globo ressalta importância da liberdade de imprensa para democracia

Tamanho da letra A+ A-
José Roberto Marinho, Davi Alcolumbre, Randolfe Rodrigues e o vice-presidente de Relaçãoes Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, na sessão de homenagem

Em 54 anos de existência, a TV Globo consolidou-se por levar aprendizado, entretenimento e informação de qualidade à população, mostrando os costumes nacionais e divulgando notícias do Brasil real por todos os cantos da nação, afirmaram participantes da sessão especial do Senado para comemorar o aniversário da emissora, nesta sexta-feira (26).

— A Rede Globo consolidou-se em mais de meio século de existência como um verdadeiro patrimônio dos brasileiros, talvez o mais democrático instrumento de informação, aprendizagem e entretenimento dos cidadãos — disse o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Liberdade de imprensa

Por ser uma referência em jornalismo, em tempos em que a atuação da imprensa passa por embaraços, a homenagem à Rede Globo também deve ser em prol da liberdade de expressão, essencial à democracia, frisou o proponente da homenagem, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Para Randolfe, deve haver um compromisso inalienável da sociedade com a liberdade de imprensa e de comunicação, sempre com o intuito de defendê-la.

— Não existe democracia que não tenha a tríade liberdade de expressão, de ir e vir e, principalmente, de imprensa. Sem essa tríade, não há de se falar em Estado democrático de direito. A existência daqueles que ameaçam essa tríade, na verdade, ameaça a democracia brasileira. Então a homenagem que faço é também para que esse ato do dia de hoje seja de solidariedade à atuação livre dos jornalistas comprometidos somente com a amizade, a amizade com o fato que chega para todos os cidadãos e cidadãs brasileiras — afirmou o parlamentar.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, mencionou frase histórica do ex-deputado Ulysses Guimarães ressaltando que não há como fugir da verdade de “Sua Excelência, o fato”. Toffoli frisou ainda a importância de evitar a disseminação “do fato mentiroso, do fato fraudulento”.

O presidente do STF salientou o trabalho da TV Globo na dramaturgia, que traz a narrativa da história do Brasil, da vida do brasileiro, e ainda a exporta. Se não fosse a TV Globo, esse espaço estaria sendo ocupado por outros tipos de produtos importados, mostrando outras culturas, outras realidades, destacou Toffoli.

Davi Alcolumbre salientou a presença de Toffoli na homenagem como um sinal de harmonia e independência dos Poderes, que prevalecerão neste momento para “a estabilidade e segurança jurídica de 210 milhões de brasileiros”. 
 

Defesa da democracia

O vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, José Roberto Marinho, se disse satisfeito com a defesa da democracia e da liberdade de imprensa feitas durante a sessão. Ele citou o “momento difícil” por que passam alguns jornalistas mais conhecidos da TV, agredidos pelas mídias sociais de forma violenta, por grupos extremados.

— Essas palavras aqui confortam muito e é muito bom ver que pessoas que realmente representam o povo estão pronunciando essas palavras, pessoas de origens políticas diferentes, de ramos políticos diferentes, mas todos atrás da verdade dos fatos — afirmou, citando os parlamentares.

O dirigente, que já atuou como repórter de política em Brasília, há 40 anos, trouxe números da produção da TV Globo: são 3 mil horas por ano de entretenimento e 3 mil de jornalismo, que equivalem à produção de 30 filmes longa-metragem por semana, ou 1,5 mil por ano.

— A gente produz mais do que Hollywood inteira, em termos de hora.

Produzidos por 24,9 mil colaboradores e funcionários, os conteúdos são hoje vistos em mais de 160 países, seja por meio do licenciamento a outras emissoras, seja pela exibição dos canais internacionais próprios, disse Marinho. São nove horas diárias de jornalismo, sendo três horas de notícias locais, produzidas pelas 122 emissoras afiliadas, pertencentes a emissoras independentes em todo o território nacional, explicou.

Segundo o dirigente, a emissora e as equipes de jornalismo estão cientes de que agradam a maior parte do público, não a todos. E que, quando há erros, a Rede Globo tem a “humildade de corrigir”, por seu compromisso com a verdade.

— O que a Globo defende, de forma enfática, e sempre defenderá, é a democracia, a liberdade de expressão, a República, o império da lei e do voto, do qual os senhores e as senhoras são expressão genuína. E isso é inabalável — frisou.

Fundador

Os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Chico Rodrigues (DEM-RR) ressaltaram o pioneirismo e a força do fundador da Rede Globo, Roberto Marinho, que, para eles, foi visionário e conseguiu criar um império que presta bons serviços à população.

— A Globo, esse meio de comunicação fantástico, com tentáculos no rádio, na internet e em outros segmentos, tem um papel importante na informação e no alimento da política nacional. Esse alinhamento é fundamental para a vida brasileira neste momento de transformação da sociedade, com a realização das reformas fundamentais para a vida e o futuro do país — disse Chico Rodrigues.

Artur Hugen, com Agência Senado/Foto: Pedro França/AS