Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Brasil marca presença no maior evento do mundo de turismo e gastronomia

Tamanho da letra A+ A-
País foi o que registrou o maior número de concorrentes em concurso mundial de startups voltadas para o tema. Foram mais de 80 projetos

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, representa o Brasil no 5º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico da Organização Mundial de Turismo (OMT), braço da ONU para o setor de viagens. Na pauta de discussões, o desenvolvimento de políticas públicas para fortalecer o turismo gastronômico e o apoio às pequenas e médias empresas que operam nesse ramo.

Durante o evento, realizado em San Sebastián, na Espanha, lideranças do setor no mundo reforçaram a importância do Brasil entrar no circuito de turismo gastronômico.

“O Brasil tem uma gastronomia extremamente rica, aprovada por mais de 95% dos turistas estrangeiros, mas ainda não está na rota do turismo gastronômico mundial. Não transformou a culinária em produto turístico”, comentou Daniel Nepomuceno.

Ele citou o exemplo de países vizinhos que estão mais avançados nesse setor, como o Peru e a Colômbia. “O Chile também está avançando e nós não podemos ficar de fora desse processo”, comentou o secretário executivo.

A Gastronomia brasileira foi consagrada pela Rede de Cidades Criativas da Unesco. Florianópolis (SC), Belém (PA) e Paraty (RJ) são as cidades contempladas no segmento gastronômico. A rede foi criada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação, inclusive internacional, entre as cidades que têm a criatividade como estratégia para alcance dos objetivos sustentáveis da ONU. O MTur já planeja criar incentivos para consolidar um roteiro gastronômico no Brasil que valorize a culinária nacional e faça dela um atrativo turístico.

Concurso de Startups

A startup Dinneer.com foi a única representante brasileira selecionada entre os 20 finalistas do 1º Concurso Global de Startups de Turismo Gastronômico, realizado pela OMT, que deve premiar os vencedores nesta sexta-feira (3), em San Sebastián. O certame internacional registrou mais de 300 inscritos de 84 países - entre os quais mais de 80 projetos eram do Brasil -, que foram avaliados por especialistas do setor de Viagens e Turismo. Clique aqui para assistir o vídeo produzido pela equipe do MTur e ler mais sobre a iniciativa.

Agenda

Na programação do 5º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico da OMT, o secretário-executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, participa de discussões sobre as competências e capacitação para o turismo gastronômico do futuro, a inclusão por meio desse segmento e a promoção do empreendedorismo com apoio de pequenas e médias empresas. O representante do MTur ainda acompanhará o anúncio do Campeão do 1º Concurso Global de Startups de Turismo Gastronômico e prestigiará uma recepção oferecida pela região de Flandres, no norte da Bélgica, anfitriã da sexta edição do Fórum em 2020. Uma reunião com o secretário geral da OMT na Espanha, Zurab Pololikashvili, também faz parte da agenda do secretário na Espanha.

Artur Hugen, com Darse Junior/Edição: Vanessa Sampaio/Foto: Divulgação/MTur