Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Corte no ensino superior precisa focar em desperdícios

Tamanho da letra A+ A-
Deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) alerta para prejuízos em universidades e institutos com contingenciamento generalizado

Bancada Gaúcha

Nesta quarta-feira (8), às 11h, a Bancada Gaúcha no Congresso Nacional será recebida em audiência com o ministro da Educação, Abraham Weitraub. A agenda traz como pauta principal a emenda de bancada para as Escolas Agrícolas. “Obviamente que vamos aproveitar o encontro para tratar de outros temas, como essa questão do corte de verbas para a educação”, ressaltou.

Escolas e universidades do MST

Ainda no mês de fevereiro, Jerônimo encaminhou ofício ao Ministério da Educação cobrando uma fiscalização rigorosa das escolas administradas pelo Movimento Sem Terra (MST). O parlamentar pede a investigação das denúncias de doutrinação ideológica dentro dessas estruturas educacionais. O parlamentar também é autor de uma Proposta de Investigação e Controle (PFC) sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul, que lançou o edital de “processo seletivo especial” para curso de bacharelado em agronomia. São oferecidas 50 vagas exclusivamente para beneficiários do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária (Pronera), com base em decreto de 2010 assinado pelo então presidente Lula. “Se o governo não reconhece o MST, não faz sentido isso aí. O MST não pode ter uma faculdade só para eles”, finalizou o parlamentar.

Artur Hugen, com Apolos Paz/AI/Gabinete/Foto: Divulgação