Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Centro integrado de segurança do Sul começa a operar no Paraná

Tamanho da letra A+ A-
Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul) foi ativado na última sexta-feira (10), em solenidade com a presença do presidente Jair Bolsonaro

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul) iniciou oficialmente as atividades na última sexta-feira (10). A unidade funciona em Curitiba e a ativação contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e de representantes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de autoridades federais e estaduais.

O órgão está instalado na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária e conta com o trabalho de profissionais de inteligência dos três estados do Sul. Para o início das operações, houve investimento federal de R$ 15 milhões, sendo R$ 2 milhões em equipamentos eletrônicos. Os governos estaduais entram com a estrutura física, no caso do Paraná, além da parte operacional e técnica, com policiais e viaturas.

Inicialmente, o CIISP-Sul contará com mais de 70 bases ou sistemas de dados disponibilizados pelas agências participantes. Entre as principais funções estão a coleta, análise e disseminação de dados para tomada de decisão das secretarias estaduais, com a produção de conteúdo estratégico para as operações.

O Centro permitirá, ainda, a coleta de informações sobre integrantes de organizações criminosas e elaboração de ações preventivas de combate ao tráfico de drogas, contrabando de armas e redução da violência.

Redução

Segundo Ratinho Junior, a escolha do Paraná para sediar o centro de inteligência amplia o alcance das medidas de segurança que já estão sendo adotadas pelas forças policiais do Estado. Ele destacou a redução no índice de criminalidade no primeiro quadrimestre, com quedas expressivas no número de homicídios (32%), latrocínios (46%) e roubo de carros (38%).

O presidente Jair Bolsonaro ressaltou o trabalho da equipe do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. “É um reconhecimento, por mergulhar no combate ao crime organizado no país. Isso só se faz com política de inteligência”, afirmou. “Conseguiremos superar essas organizações criminosas poderosas somente trabalhando juntos. É a união de esforços dos estados da região Sul pela segurança pública”, completou Moro.

“Com o CIISP-Sul conseguiremos conectar informações que muitas vezes estão diluídas. Teremos ainda mais capacidade de integração dentro do serviço de inteligência”, explicou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Felipe Carbonell.

Estrutura

O CIISP-Sul conta com 12 agentes, sendo quatro policiais militares, três policiais civis, um deles especializado em Tecnologia da Informação, dois representantes do Rio Grande do Sul, dois representantes de Santa Catarina, e um militar do Ceará, que foi fornecido pela Secretaria Nacional da Segurança Pública para auxiliar no local.

O centro também conta com integrantes das áreas de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Agência Brasileira de Inteligência. O governo federal prevê a instalação de cinco unidades no País, uma em cada região. A do Nordeste opera a partir de Fortaleza já está em funcionamento.

Presenças

Participaram também da cerimônia a vice-governadora de Santa Catarina, Daniele Reinehr; o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior; os ministros do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e da infraestrutura, Tarcísio Freitas; o senador Oriovisto Guimarães; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Xisto Pereira; o Tribunal Regional Federal (TRF4), Carlos Thompson Flores; além de secretários de Estado; deputados federais; deputados estaduais; e vereadores de Curitiba.

Artur Hugen, com AEN/Pr/  Foto: Rodrigo Felix Leal/ANPr