Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Agricultura debate endividamento agrícola

Tamanho da letra A+ A-
Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), destaca que os temas representam os dois grandes gargalos do setor produtivo

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados promove na próxima quinta-feira (16), a partir das 10h, audiência pública para discutir o endividamento agrícola e a nova política de crédito agropecuário do governo Jair Bolsonaro. Segundo o autor do requerimento, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), destaca que os temas representam os dois grandes gargalos do setor produtivo.

Segundo Jerônimo, há uma queda vertiginosa de renda das atividades primárias. Com custos elevados de produção (impostos, insumos e serviços), infraestrutura precária e concorrência desleal com países vizinhos, “o agricultor se endividou dentro e fora do sistema financeiro. Sem fôlego, muitos correm o risco de deixar a atividade”, alertou.

Coordenador da Comissão de Endividamento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado Jerônimo Goergen tem liderado as discussões sobre o tema desde o ano passado. “Já temos alguns avanços significativos nessa área, como a criação da linha de composição de dívidas do BNDES e o Fundo de Aval Solidário (FAS).

O Banco do Brasil também deve ter um produto próprio neste sentido. Mas queremos ouvir do governo o que pode sair de novo para apoiar o homem do campo, que vive uma das mais graves crises econômicas”, argumentou. Em relação ao debate sobre a política de crédito agropecuário, Jerônimo destaca que está se aproximando a data de anúncio do Plano Safra e os produtores rurais precisam saber as diretrizes econômicas que vão nortear as ações do governo Jair Bolsonaro, como política de juros, seguro rural e comércio exterior.

Artur Hugen, com Apolos Neto/Foto: Divulgação

Serviço:

Data: 16 de maio, às 10h

Local: Câmara dos Deputados (Anexo II – Plenário 6)

Pauta: Endividamento Agrícola e Nova Política Nacional de Crédito Agropecuário