Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

1º encontro da família Rissi reuniu centenas de pessoas em São Joaquim

Tamanho da letra A+ A-
O 1º Encontro da Família Rissi foi realizado na localidade de Luizinho, no salão de festas da comunidade e contou com a participação de mais de 350 integrantes de nove famílias descendentes de Paolo Bortolo Rissi e Elisa Rossi Rissi

A família Rissi são descendentes de Italianos, chegaram ao Brasil por volta de 1870.  O 1º Encontro da Família Rissi foi realizado na localidade de Luizinho, no salão de festas da comunidade e contou com a participação de mais de 350 integrantes de nove famílias descendentes de Paolo Bortolo Rissi e Elisa Rossi Rissi . A comemorações iniciaram com a celebração da santa missa, presidida pelo diácono Sid. Na sequencia foi oferecido almoço aos participantes regado de muito churrasco e acompanhamentos. A tarde um gaiteiro animou a festa, um café colonial acompanhado de mais de 60 kg de paçoca de pinhão foi servido para recarregar as energias dos familiares.

A ideia de realizar o encontro surgiu em um torneio de laço no Morro Grande próximo a localidade de Despraiado, Elisandra Mesquita, Sebastião Carvalho e Sandra Padilha descendentes da família Rissi convocaram alguns festeiros que também estavam no rodeio por serem uma família tradicionalista, e colocaram a ideia em prática.

Há muitos anos atrás os imigrantes Italianos com muitas lágrimas e sofrimentos deixaram suas terras e chegaram em São Joaquim enfrentaram uma longa viagem pelo mar, em busca da sonhada América. Viajaram de navios que eram agitados, mas traziam dentro de si a esperança de encontrar uma vida melhor.

Com grande tristeza partiram da Itália deixando lá, pais, irmãos, parentes, filhos e amigos e toda sua gente. Depois de inúmeros dias de viagens eis que chegaram as novas terras trazendo na bagagem alguns pertences e muita vontade de lutar, porém aqui existia um país muito miserável e subdesenvolvido.

Naquele tempo tudo era difícil e aqui chegados mostraram, que com seu trabalho tudo podiam muda. Começaram a fazer derrubadas de matas, abrindo estradas e construindo suas simples casas feitas da própria madeira, cobertas de capim. Pois não havia nada, era necessário construir tudo. Todos trabalhavam, pai, mãe e filhos ainda bem pequenos. É assim que a família Rissi celebra sua história.

O próximo encontro da família Rissi será realizado em maio de 2021, outros festeiros foram renomeados para a missão de reunir centenas de pessoas, e por fim convocar os outros parentes que não estiveram presentes.

Agência São Joaquim Online/Foto: Mychell Legnaghi