Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Manifestações forçam Legislativo e Executivo a discutir a relação

Tamanho da letra A+ A-
O super Moro na Esplanada

Bom dia!

O Congresso Nacional, e particularmente o "centrão", esteve entre os principais alvos das manifestações de domingo (26) em apoio a Jair Bolsonaro (PSL). Qual o impacto que a pressão das ruas terá no já complicado relacionamento entre o Executivo e o Legislativo?

O sétimo pior

O sistema tributário do Brasil só não é pior que o da República do Congo, da Bolívia, da República Centro-Africana, do Chade, da Venezuela e da Somália. Mas a reforma tributária idealizada pelo economista Bernard Appy quer mudar esse cenário – e caminha bem pelo Congresso, enquanto o governo só assiste. Pedro Menezes conta a história da proposta.

Top secret

O centro de inteligência que Bolsonaro inaugurou em Curitiba opera em sigilo e as visitas são proibidas. Mas Célio Yano conversou com Marcos Aurélio Pereira de Moura, diretor de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública para saber como o centro funciona.

Duelo de gente grande

No editorial desta terça (28), a Gazeta do Povo comenta o embate que duas potências mundiais, os Estados Unidos e a China, travam atualmente:

A guerra comercial entre esses dois países não se limita a causas econômicas, e muito menos à política de recuperação de empregos e proteção de fábricas dentro dos Estados Unidos. Existe uma disputa de fundo calcada no protagonismo que cada país quer exercer no jogo de poder mundial e no planejamento geopolítico de longo prazo que as duas nações fazem para si tendo em vista o equilíbrio de forças no cenário global.

Dança das cadeiras

Quem sai maior e quem sai menor das eleições para o Parlamento Europeu? Os partidos comprometidos com o fortalecimento da União Europeia conquistaram dois terços dos assentos; no entanto, os eurocéticos e nacionalistas avançaram. Veja a apuração em cada país principal do bloco.

Visitante

Na quinta, o Athletico enfrenta o River Plate em Buenos Aires, pela Recopa Sul-Americana. Na capital argentina, André Pugliesi mede a popularidade do time curitibano e pergunta pelas ruas: “Conoces a El Paranaense?”

Colorido e surpreendente

Chocolate lilás, sem corantes artificiais? Tem, sim – e cheio de taninos, se você sabe do que estou falando. Marina Mori, do Bom Gourmet, fala sobre o produto, que além de tudo é sustentável.

Negócio da China

Uma empresa chinesa está testando ônibus autônomos – sem motorista – na região de Curitiba. O sistema é capaz até de pedir aumento da frota ao detectar um número de passageiros acima do esperado. Mellanie Anversa dá os detalhes.

Biotecido tupiniquim

Um material semelhante ao couro, mas vegetal e que usa apenas agentes orgânicos no processo do curtume – e com um apelo estético encantador. Na HAUS, Sharon Abdalla conta a novidade brasileira premiada no exterior.

Uma ótima terça-feira para você!

Felipe S. Koller, Gazeta do Povo