Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Afonso Hamm assume a vice-presidência da Frente Parlamentar do Carvão Mineral

Tamanho da letra A+ A-
A Frente Parlamentar Mista do Carvão Mineral foi reinstalada, em Brasília. Na ocasião, o deputado federal Afonso Hamm assumiu a vice-presidência e a coordenação dos trabalhos será realizada pelo deputado Daniel Freitas (PSL-SC)

A Frente Parlamentar Mista do Carvão Mineral foi reinstalada nesta terça-feira (28), em Brasília. Na ocasião, o deputado federal Afonso Hamm assumiu a vice-presidência e a coordenação dos trabalhos será realizada pelo deputado Daniel Freitas (PSL-SC).

Durante a solenidade, que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o deputado destacou que ao longo dos 14 anos de existência da Frente ocorreram significativos avanços que oportunizaram animadoras perspectivas para o setor na geração de energia.

“Sabemos que a atividade do carvão mineral propicia milhares de empregos, além da segurança energética que é indispensável ao desenvolvimento nacional. Vamos trabalhar políticas públicas para que através de novas tecnologias o setor possa produzir energia firme e segura para atender a população, especialmente nos momento em que as hidrelétricas e os recursos hídricos não tiverem condições de dar suporte pelas questões climáticas”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, ressaltou a importância da Frente Parlamentar para o carvão mineral. “Nossas ações seguem voltadas para a efetivação de políticas para o setor, preços competitivos; política industrial para a utilização do carvão mineral na carboquímica e fertilizantes e a garantia das políticas de produção e geração de energia com a modernização das usinas”, ressaltou.

A inclusão do carvão mineral no leilão de energia A-5 foi uma das grandes lutas e conquistas do setor, quando a Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul foi a única que vendeu energia no leilão. A Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova Usina por 25 anos, a partir de 2019. O empreendimento, com capacidade instalada de 345 MW e investimento total de R$ 2,5 bilhões, mudou a realidade da localidade do Seival, em Candiota.

Nos últimos quatro anos, o canteiro de obras movimentou milhares de trabalhadores da região e de outros estados. “A região da campanha tem alto potencial produtivo, no que se refere ao carvão mineral, com reservas abundantes. O novo investimento está incrementando a economia regional, garantindo mais empregos e a geração de tributos, a qualificação da mão-de-obra e o aumento da oferta de energia”, assinala o deputado ao comentar que a usina, desde o dia 21 de maio, está sincronizada ao sistema interligado nacional e após algumas etapas deve entrar em fase de operação.

A expectativa de novos leilões também está entre as demandas da Frente Parlamentar. O leilão para compra de energia elétrica de novos empreendimentos, denominado de A-6, foi marcado para o dia 26 de setembro de 2019. Dois projetos para a construção de termelétricas da região devem ser cadastrados, entre elas a Ouro Negro, que será construída em Pedras Altas e da Nova Seival, projetada para Candiota.

AI/Gabinete do deputado Afonso Hamm/Fotos: Divulgação