Bancada Sulista

Bancada Sulista

NOTÍCIAS

Senado aprova MP da reforma administrativa; Coaf não fica com Moro

Tamanho da letra A+ A-
Texto foi votado pelo Plenário do Senado nesta terça-feira

Pressionado pelo Planalto, o Senado aprovou nesta terça-feira (28) o texto-base da Medida Provisória 870, da reforma administrativa do governo, por 70 votos a 4. Os senadores optaram por não devolver o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) ao Ministério da Justiça e manter na Economia, conforme decidiu a Câmara.

Leia aqui quais senadores votaram a favor de manter o Coaf na pasta de Sérgio Moro.

Por conta de uma articulação do governo, a votação sobre o trecho que decidiu em qual Ministério ficaria o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) –no da Justiça ou no da Economia– foi feita simbolicamente, ou seja, sem registro do voto dos senadores. Isso porque as votações com registro de voto são feitas com intervalos de uma hora.

A decisão causou confusão e o grupo pró-Ministério da Justiça com o Coaf pediu para que seus nomes fossem lidos um a um. Ao todo, 30 dos 78 senadores se manifestaram contra o Coaf no Ministério da Economia.

A articulação favoreceu a vida dos governistas e dos senadores que não queriam ir contra o pedido de Sergio Moro, mas precisavam atender ao pedido do presidente Jair Bolsonaro. Em carta, Bolsonaro fez um apelo aos senadores para que não fizessem modificações no projeto.

 

Paloma Rodrigues/Poder 360/Foto: Sérgio Lima: Poder 360